Detran-MS faz apelo para que motoristas respeitem as leis de trânsito
Em média, no Mato Grosso do Sul, uma pessoa morre por dia vítima de acidente de trânsito. Há também aquelas que passam dias nos hospitais tentando se recuperar ou até ficando com sequelas. Existe ainda o prejuízo financeiro e todo o tempo dispensado para tratar de questões legais e encontrar um culpado. São tantas as consequências que a pergunta deve ser feita sempre: por que furar um sinal ou usar o celular enquanto dirige ou ir além da velocidade permitida ou não cuidar da manutenção do carro ou pensar que dava tempo ou beber e dirigir?
Com essas questões e números, o Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS) iniciou a campanha Maio Amarelo. Este ano, o tema é Minha Escolha Faz a Diferença e visa conscientizar os motoristas de que em muitos casos, os acidentes são consequências das escolhas dos condutores no trânsito, colocando em risco a vida dos outros.
Apesar dos esforços do Governo do Estado que investe em campanha e ações de conscientização, a quantidade de acidentes muito além do desejado. É preciso realizar uma ação coordenada entre o Poder Público e a sociedade civil, com objetivo de colocar em pauta o tema segurança viária e envolver os mais diversos segmentos entre órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações e sociedade civil organizada.
“Temos feito muitos investimentos na área de engenharia de trânsito, educação, inteligência. Registramos uma diminuição do número de acidentes, saindo de 31,9 mil em 2013 para 24,6 mil em 2016. Nossas campanhas educativas e o comprometimento dos motoristas reduziram em 33%, mas esse número ainda está muito aquém do que desejamos. Convidamos a sociedade como um todo a se engajar nesse movimento, por um trânsito mais seguro onde as escolhas fazem a diferença”, afirma o governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja.
Entre as ações desenvolvidas está, por exemplo, a melhoria do trânsito da Avenida mato Grosso, em Campo Grande, onde está sendo investido cerca de R$ 1,6 milhão, em parceria com a Prefeitura, na instalação de semáforos, intervenções na drenagem e abertura de uma faixa adicional. Conforme a Agetran, o fluxo diário da via é de 18.320 veículos indo para o centro da cidade e 17.990 veículos para o Parque dos Poderes.
O diretor-presidente do Detran-MS, Gerson Claro, destaca que há ações em todos os municípios do Estado coordenadas junto com Centros de Formação de Condutores, Polícia Militar, Igrejas, sindicatos, associações e empresas privadas. Ele ainda ressalta que os acidentes acontecem basicamente por falha humana, sendo que 90% deles poderia ser evitados. “Eu escolho andar na velocidade permitida ou a 190km/hora. Só em 2016 registramos mais de 24 mil multas. Desse total, 21 mil dentro das cidades. O poder público não quer multar ninguém. Queremos que as pessoas passem a obedecer as velocidades e mudem de comportamento porque bebida e direção não combinam, nem celular ao volante”, ressalta.
0 Comentários