Defeso está próximo de começar e Imasul intensifica monitoramento dos cardumes
Com o período de piracema chegando, a pesca nos rios de Mato Grosso do Sul ficará proibida entre os dias de novembro próximo até 28 de fevereiro de 2018, exceto para de subsistência exercida por pescador profissional artesanal ou morador ribeirinho, de acordo com as regras estabelecidas, técnicos do Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) estão intensificando as ações de monitoramento dos cardumes.
O acompanhamento minucioso garante o povoamento dos rios e ajuda a definir as regras de defesa da reprodução a partir do comportamento dos peixes. No início do mês, biólogos da Gerência de Recursos Pesqueiros e Fauna do Imasul estiveram na região de Bonito e coletaram exemplares de peixes no Rio Miranda. Em 100% das amostras foi constatado que a maturação das gônadas está finalizando, portanto, os peixes já se aproximam do período de reprodução.
“Na maioria de exemplares de curimbatás Prochilodus lineatus analisados recentemente, observamos que estavam com pouquíssima gordura na cavidade abdominal e não estavam se alimentando, além do fato das gônadas (estruturas reprodutivas) estarem bem desenvolvidas, o que somados a uma série de fatores indica que a reprodução está próxima”, disse a bióloga Fânia Campos.
0 Comentários