Consultoria destaca avanço do plantio de soja e prevê aumento de 2% de área plantada
Segundo a consultora de mercado focada em comercialização agrícola e em investimentos nos mercados financeiro e de commodities, AgRural, houve um aumento de projeção da área plantada de soja no Brasil durante a temporada 17/18 passando para 34,655 milhões de hectares. No Mato Grosso do Sul, estima-se um aumento de 1,81%, passando de 2,52 milhões de hectares (16/17) para 2,58 milhões de hectares nesta safra.
A consultoria informa ainda que houve reajustes em todos os estados produtores. Uma da explicações é a chegada das chuvas em outubro, que foi um mês mais úmido em relação a setembro, embora a empresa pondere que os dados não levam em consideração as condições climáticas. “A AgRural passará a avaliar o impacto do clima nas lavouras, substituindo a linha de tendência por estimativas estaduais de produtividade, a partir de dezembro. O número atual de produção, portanto, não reflete ainda as condições climáticas registradas até aqui.”
Em boa parte do Centro-Oeste, porém, os problemas causados pela irregularidade das chuvas continuam. O maior atraso é registrado em Goiás, onde apenas 6% da área está plantada, ante 42%. “A boa notícia para o Centro-Oeste é que novembro deve começar com bons volumes de chuva na região. A previsão também é favorável para as demais regiões produtoras do Brasil e mostra, inclusive, alguns volumes para o Matopiba, que deve começar a plantar em breve”.
0 Comentários