A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) enviou ofício ao ministro da Casa Civil, Eliseu Padilha, pedindo a prorrogação por mais um ano do Cadastro Ambiental Rural (CAR). O prazo para o produtor se inscrever termina no próximo dia 31 de dezembro e, de acordo com o Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão do Ministério do Meio Ambiente, as regiões Sul, Centro-Oeste e, principalmente, o Nordeste ainda não completaram o cadastramento.

 

O presidente da entidade, João Martins, destacou que a solicitação visa garantir à eficiência do cadastro e à adesão do maior número de produtores ao Programa de Regularização Ambiental (PRA). Ele informou ainda que a maior parte dos estados ainda não possui o PRA, o que requer maior prazo para sua implantação.

 

O Cadastro Ambiental Rural é obrigatório para todos os imóveis rurais conforme prevê art. 29 do Código Florestal Brasileiro (Lei 12.651/2012).

 

No Mato Grosso do Sul, cerca de 35% das propriedades ainda não foram cadastradas. A estimativa é de que existam aproximadamente 80 mil imóveis rurais no Estado, sendo que o total de inscrições no CAR somava 52.269 até o dia 27 de novembro, quando foram divulgados os últimos registros pelo Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul).

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).