A inauguração da Casa do Mel e a entrega de equipamentos para produção dos produtos derivados do alimento, adquiridos por meio de emenda parlamentar do deputado estadual licenciado José Carlos Barbosa (Barbosinha), no último dia sábado (24), em Dourados, mostram como a parceria entre os setores públicos e o cooperativismo pode resultar no desenvolvimento de todo um setor. Com um potencial que chega a mais de 20 toneladas produzidas por ano, os apicultores do município passaram a ter uma associação estruturada para que se organizem para a venda, a compra, a disputa do mercado e a ampliação da comercialização, como a participação no Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae).

 

A Associação dos Produtores de Mel de Dourados (Promel), tem a previsão de chegar a 29 associados até o final do ano. A entidade está juntando a documentação para entrar com o pedido de certificação, selo, rotulagem, serviço de inspeção municipal e outros serviços que precisam.

 

“Eles estão entrando com toda a documentação necessária para que esse produto possa ser vendido em feiras, merenda e comércio. A pressa é de ambos os lados, já foi determinado para o serviço de inspeção certa rapidez”, disse o secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária, Landmark Ferreira Rios.

 

Ele ainda explicou que a prefeitura de Dourados fez um convênio para cessão de uso da casa, dos equipamentos, que foram adquiridos através de emenda estadual e a contrapartida também do município, e a proposta agora é utilizar a incubadora da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul para que haja todo um acompanhamento, do início ao fim, dessa cadeia produtiva do mel. A parceria com a Agência de Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), do Governo do Estado, também está sendo benéfica para que os produtores possam adquirir mais conhecimento.

 

“Então não é somente a entrega de equipamentos, existe todo um trabalho que está sendo feito através disso. Estamos bem entusiasmados, tanto a Secretaria de Agricultura quanto a administração municipal, porque mel é um produto natural que possui uma série de nutrientes e vitaminas que trazem benefícios para o ser humano”, destacou o secretário.

 

Já existe também o compromisso da prefeita municipal Délia Razuk e da Secretaria de Educação para a realização de uma chamada pública para colocar o mel na merenda escolar. O processo está em discussão, junto com nutricionistas e as merendeiras, para ser definida a quantidade e qual será o formato para entregar esse produto para as crianças.

 

Além disso, a Secretaria de Agricultura Familiar e Economia Solidária também está identificando e ampliando a produção na área da agricultura familiar. O órgão público tem trabalhado dentro de um foco de estímulo aos produtores para que possam produzir e comercializar na Ceasa, que está em fase de discussão, para atender o mercado local. “Estamos atuando junto com os assentados e produtores tradicionais explicando a importância deles estarem se organizando e produzindo em escala. Existe também, em parceria com a Agraer e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), um trabalho junto aos produtores de goiaba e de maracujá para que tenham a aptidão com a fruta. Com relação às hortaliças, também estamos ampliando para que possamos ter qualidade e variedade neste setor. A gente tem buscado segurar esse pequeno agricultor no campo para que ele possa ter uma renda”, ressaltou Rios.

 

A prefeita de Dourados destacou que a união de forças de todos os poderes é fundamental para que a cidade possa alcançar o potencial que mercê ocupar em Mato Grosso do Sul. "As dificuldades existem, mas nós temos que enfrentá-las com coragem, empenho e trabalho. Assim, estamos fazendo”.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).