Capital: Comunidade comemora retorno das hortas urbanas no CRAS do Estrela do Sul
Dona Lourdes Rocha Pereira, de 76 anos, não cabe em si de alegria. O motivo é a retomada da horta do Cras Renato Pereira Guedes, localizado no Bairro Estrela do Sul. Ela conta que frequenta o espaço há anos e que lá aprendeu muitas coisas – do crochê ao bordado e artesanato – mas sentia falta da horta que garantia verduras frescas para ela e toda a família.
“Desde quando eu entrei aqui já tinha verduras, a gente levava para casa, para as crianças, era algo muito importante para a gente. Depois que a horta acabou, a gente ficou triste e pediu para que voltasse. Isso é muito importante para a gente. O que eu posso falar dessa retomada? Só Deus que está no céu para agradecer”, diz.
A horta urbana faz parte das iniciativas da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro) para garantir sistemas sustentáveis de produção de alimentos e implementar práticas agrícolas resilientes, que aumentem a produtividade e a produção, e ajudem a manter os ecossistemas, que fortaleçam a capacidade de adaptação às mudanças climáticas e melhorem a qualidade da terra e do solo.
Somente no ano de 2023, foram doados pela Sidagro através da Superintendência de Fomento ao Agronegócio 292 bandejas de hortaliças, totalizando 58.400 mudas, e cerca de 6,8 toneladas de composto orgânico entregues através de termo de cooperação assinado com os restaurantes SESC. O composto orgânico beneficia diretamente a produção de produtores urbanos, escolas e entidades sociais dentro de Campo Grande.“A doação de mudas e adubos pela Sidagro é importante em vários aspectos: muitos desses produtores precisam de apoio para começar a horta, e a doação destas mudas e adubos contribuem para o início da produção. Assim, incentivamos a produção na nossa cidade, garantindo segurança alimentar e econômica para famílias, crianças e agricultores campo-grandenses”, conclui o secretário municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio, Adelaido Vila.
Quem quiser montar uma horta urbana com fins econômicos ou sociais e precisa de apoio, procure a Sidagro para fazer o Cadastro Municipal do Produtor para poder receber orientações do serviço. Para realizá-lo é preciso vir até a Secretaria e preencher o formulário (publicado em Diário Oficial no dia 21 de junho de 2023) e anexar aos documentos solicitados na publicação. Assessoria
0 Comentários