Com o objetivo de facilitar o comércio e a abertura de novos negócios entre o Mato Grosso do Sul e a Argentina, as Federações sul-mato-grossenses das Indústrias (Fiems), e do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio), o Governo do Estado e representantes do país sul-americano assinaram, na tarde de ontem (26), na Casa da Indústria, em Campo Grande, um termo de criação de uma Câmara de Comércio e Indústria.

 

Entre as ações a serem realizadas, haverá o estímulo de troca de conhecimento entre os empresários, o fortalecimento das relações econômicas e o favorecimento do desenvolvimento de pequenas e médias empresas. Na visão do presidente da Fiems, Sérgio Longen, a criação da Câmara terá reflexos positivos para ambos os participantes. “É este o sentido da atuação da Fiems, abrir oportunidades para as empresas do nosso Estado que queiram importar ou exportar para a Argentina. Com certeza, a criação da Câmara de Comércio e Indústria facilitará esta aproximação com o país vizinho e viabilizará múltiplas ações”, disse.

 

A Câmara visa desburocratizar o processo de exportação de produtos sul-mato-grossenses para o país vizinho, visto que, pelo corredor formado via Porto Murtinho, toneladas de produtos do campo são enviados para a Argentina. “Hoje já temos um canal aberto de exportações. Essa criação da Câmara facilita a abertura de novos mercados. Essa parceria entre indústria, comércio e a criação dessa Câmara com certeza vai alavancar a abertura de muitos negócios”, ponderou o governador de MS, Reinaldo Azambuja.

 

Para o Cônsul-geral da República Argentina, Luis Ariel Castillio, o país tem uma relação muito especial com o Brasil e essa parceria visa ampliar o número de municípios que passam a ter o contato direto entre os comerciantes dos dois países. “Essa relação ficou restrita a algumas cidades. Mato Grosso do Sul é um Estado muito importante e nós queremos recuperar, restabelecer a confiança que tivemos por muitos anos entre a comunidade de negócios do Estado e a Argentina”, disse.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).