Boletim da Conab informa queda nos preços de frutas e hortaliças
Um levantamento feito mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort), da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), e apresentado no 7º Boletim, mostrou que os preços das principais hortaliças e frutas comercializadas nas centrais de abastecimento (Ceasas) do país caíram em junho, quando comparados com maio. O estudo foi realizado nos estados de São Paulo (SP), Minas Gerais (MG), Rio de Janeiro (RJ), Espírito Santo (ES), Paraná (PR), Goiás (GO), Distrito Federal (DF), Pernambuco (PE) e Ceará (CE).
Com o aumento das ofertas de banana prata, maçã fuji e laranja os preços tiveram um recuo para o mercado consumidor. Também ficaram mais baratos morango (29%), maracujá (21%), caju e tangerina (12%). Por outro lado, a melancia, que está na entressafra n o Rio Grande do Sul, na Bahia, em São Paulo e no Tocantins, além de ter uma redução no consumo por causa do inverno, teve um aumento de até 33,58% na Ceasa de SP.
No caso das hortaliças, a batata e a cebola tiveram redução em quase todas as praças, com exceção do Nordeste. Levantamento realizado na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp), mostrou que a mandioca teve redução de 15%, a couve-flor recuou 14%, o repolho diminuiu 13% e o alho, 11%. A alface foi a único que teve aumento nos preços em todos os lugares devido as condições climáticas.
Segundo o gerente de Modernização do Mercado Hortigranjeiro da Conab, Erick Farias, o recuo dos preços nas Ceasas acaba se refletindo depois no varejo (tanto nas principais feiras ou nos grandes mercados).
0 Comentários