Comemorou-se o centenário de Helena Pereira da Silva Meirelles, nesta semana, uma figura icônica da música sul-mato-grossense. A cantora, compositora e violeira foi celebrada em uma sessão solene na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (ALEMS). Durante o evento, 28 musicistas que se destacam no Estado do Pantanal foram homenageadas com a Medalha e Diploma de Honra ao Mérito. A cerimônia foi proposta pelo deputado Caravina (PSDB), como parte da Resolução 10/2024, que reconhece o talento das mulheres instrumentistas do Estado.
O deputado Caravina destacou a importância de Helena Meirelles, uma mulher autodidata que, mesmo enfrentando desafios e preconceitos, conseguiu projetar o nome de Mato Grosso do Sul internacionalmente. Segundo ele, o evento foi uma justa homenagem à dama da viola, que abriu caminhos para que as mulheres pudessem ocupar espaços de destaque na música. Caravina ressaltou que o centenário de Helena Meirelles foi a ocasião perfeita para celebrar não só sua vida, mas também o talento das outras mulheres que contribuem para a cultura estadual.
Representando a família de Helena, o produtor cultural Marcos Rocker participou do evento e destacou o legado deixado pela artista. Segundo ele, Helena Meirelles é um símbolo da rica cultura pantaneira, paraguaia e boliviana. A Assembleia Legislativa mantém, ainda, a página multimídia especial "ALEMS e ELAS", que homenageia o legado feminino na política e na cultura do Estado, incluindo a sessão "Elas fazem MS", dedicada às mulheres que marcam a história sul-mato-grossense.
0 Comentários