Arranjos produtivos de Dourados recebem maior atenção da administração
Os pequenos e médios produtores de Dourados estão recebendo incentivos, orientações, insumos e equipamentos para que possam desenvolver a atividade e melhorar qualidade dos produtos.
O secretário de Agricultura Familiar e Economia Solidária de Dourados Landmark Ferreira Rios destacou que entre as ações desempenhadas estão a parceria com a Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com o programa Leite Forte, e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o programa Mais Leite, que incentivam a produção de leite no âmbito da agricultura familiar. A Secretaria possui dois funcionários efetivos destinados a atender os produtores de leite.
Outra ação da administração municipal é a distribuição de ração para produção de alevinos para 30 criadores de peixes, especialmente tilápia. Além disso, a Prefeitura também está incentivando o plantio de frutas, hortaliças, milho e feijão nas aldeias indígenas para consumo próprio e para venda. No último dia 10 de julho, a Secretaria, a coordenadoria indígena e a Fundação Nacional do Índio (Funai), iniciaram o preparo do solo nas três reservas indígenas existentes no município – Jaguapiru, Bororó e Pananbizinho – atendendo 180 produtores em uma área total de 80 hectares. A ação foi realizada pelo Programa de Apoio as Comunidades Indígenas de Mato Grosso do Sul (Proacin). “Fechamos a primeira semana com 16,5 hectares de preparo do solo. Isto representa 31,7% do que vai ser executado na Jaguapiru e 14,3% do total a ser feito nas três aldeias”, disse o secretário.
Ele também lembrou que a aplicação destes programas já vinha dentro de um planejamento desde a gestão passada. Rios também atuou como secretário na administração de Murilo Zauith e não houve alteração no projeto. “O que melhorou foi que a prefeita chamou um médico veterinário, um técnico, dois agrônomos, então estou com a equipe técnica maior e com condições de atender um maior número de produtores. Isso tem contribuído na elaboração de projetos”, ressaltou.
Nestes seis primeiros meses da administração, foram encaminhados mais de 20 projetos para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), solicitando kit irrigação, ordenhadeira, implementos agrícolas, patrola, e outros equipamentos. “A parceria com o Governo do Estado também já resultou na entrega de equipamentos agrícolas. Todos esses implementos dependem de recursos e investimetnos. Tudo o que podemos fazer, temos feito”, disse Rios.
0 Comentários