Aprosoja projeta mais de 8 milhões de toneladas para colheita de soja
O último levantamento do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), apresentado nesta sexta-feira (3), elevou os números da colheita da soja da safra 2016/2017 para 8,165 milhões de toneladas, um aumento de quase 4%, já que a projeção anterior era de 7,8 milhões. Os dados mostram ainda que, dos 2,5 milhões de hectares utilizados para plantação do grão em todo o estado, mais de 51% já foi colhido em Mato Grosso do Sul.
As informações apresentadas mostram que o volume colhido se deve ao bom rendimento das áreas plantadas, passando de 51 sacas/hectare para 54 sc/ha. Outro fator que contribuiu com a produtividade foi a diminuição das chuvas, permitindo que os produtores fizessem a colheita de um excelente produto.
Segundo o presidente da Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) Christiano Bortolotto, os investimentos em tecnologia e no desenvolvimento dos grãos e a boa qualidade dos insumos fez com que os produtores tivessem bons rendimentos. “Não foi uma safra com clima perfeito. Muitos sofreram com a seca em boa parte do ciclo, mas o investimento realizado na produção mostrou resultado. Isso está trazendo para o Estado um número histórico, tanto em produção, quanto em produtividade. Nossa produção começa a dar respostas na tão esperada elevação de média de produtividade das áreas”, analisa o presidente.
Bortolotto destaca ainda que não é o momento de comemorar, apesar dos bons resultados até o momento. “O produtor precisa ter muita atenção por conta do valor do produto. Mesmo alcançando boa quantidade de produto ofertado, o preço muito baixo frente aos altos custos de produção aplaca a receita”, finaliza Bortolotto.
Mais informações sobre o andamento da colheita confira no link: www.aprosojams.org.br, na aba SigaWeb.
0 Comentários