Mato Grosso do Sul está vivenciando um período de crescimento econômico, impulsionado pela Rota Bioceânica e pela atração de investimentos significativos. Em resposta a esse cenário favorável, o Sebrae/MS, em parceria com o Governo do Estado e seu Conselho Deliberativo, promoveu a 2ª edição do evento MS Empreende Mais, realizado na sede do Sebrae em Campo Grande. O encontro visou apresentar as ações planejadas para impulsionar os pequenos negócios no estado em 2025.


A solenidade contou com a presença de empresários, lideranças políticas e autoridades, incluindo o governador Eduardo Riedel, que destacou as iniciativas estaduais para melhorar o ambiente de negócios, abrangendo áreas como logística e desburocratização. Riedel ressaltou a importância da colaboração com o Sebrae para o desenvolvimento sustentável da região.


Maurício Saito, presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae/MS, enfatizou a união de esforços em prol dos pequenos negócios, revelando que Mato Grosso do Sul é líder em investimento na indústria de transformação e na projeção de PIB estadual. Para 2025, o Sebrae pretende focar na internacionalização e no acesso a mercados, reconhecendo que os pequenos negócios representam uma parte significativa da economia local.


Para implementar essa estratégia, o Sebrae/MS planeja oferecer capacitações, rodadas de negócios e consultorias para micro e pequenas empresas. Também será realizada uma nova proposta de atendimento focada nos bairros, visando fortalecer o comércio local em Campo Grande e Dourados, com 50 ruas selecionadas para esse trabalho.

Para o superintendente do Sebrae/MS, “Os pequenos negócios representam 87% das empresas e foram responsáveis por 74% dos empregos no ano passado aqui no Estado. Sabemos da importância deles para a economia e, com o apoio do nosso Conselho Deliberativo, planejamos diversas ações de acesso ao mercado e internacionalização”, pontuou  Claudio Mendonça.


Outra iniciativa importante é o programa Cidade Empreendedora, que visa fomentar o desenvolvimento econômico em municípios do estado. Durante o evento, um Protocolo de Intenção foi assinado entre o Governo do Estado e o Sebrae/MS para a execução desse programa, que atuará em 33 cidades.


Adicionalmente, ações de inclusão produtiva e empreendedorismo feminino serão promovidas, com destaque para o programa Sebrae Delas, que apoia negócios liderados por mulheres. O Delas Day, um evento programado para março, reunirá diversas instituições para discutir oportunidades para mulheres empreendedoras.

A Mostra de Projetos Sebrae, em funcionamento durante toda a semana, permitirá aos visitantes conhecer as iniciativas planejadas para 2025, incluindo a carreta do Sebrae Móvel, que simboliza a estratégia de descentralização do atendimento.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).