O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, será o representante dos estados brasileiros no Urban 20 (U20), evento que abre o calendário do G20 no Brasil, com início nesta sexta-feira (15) no Rio de Janeiro. Indicado por entidades como a Frente Nacional de Prefeitas e Prefeitos (FNP), a Associação Brasileira de Municípios (ABM) e o Fórum Nacional de Governadores, Riedel discutirá governança climática e políticas de enfrentamento às mudanças climáticas no painel "Compromisso com a Ação: a Abordagem Brasileira para uma Governança Climática Multinível".

Entre os temas abordados pelo governador, estão as ações sustentáveis do Mato Grosso do Sul, incluindo a meta de tornar o estado carbono neutro até 2030 e a 1ª Lei do Pantanal, que visa proteger o bioma. "Os estados brasileiros têm um papel crucial para apoiar os municípios, fornecendo apoio técnico e financeiro, e desenvolvendo políticas coordenadas entre os níveis de governo", declarou Riedel.

O governador também destacará o programa 'Roadmap Estado Carbono Neutro', lançado em 2024 para mapear e desenvolver políticas climáticas nos municípios. Já em andamento em dois terços das cidades do estado, o programa visa a inclusão de todos os municípios até março de 2025 e se tornará um dos principais temas do II Fórum Estadual de Mudanças Climáticas, previsto para o final de novembro.

Além disso, Riedel apresentará o Fundo Clima, destinado a captar recursos internacionais para a conservação ambiental e o pagamento por serviços ambientais, fortalecendo a integração da agenda climática nos municípios.

O U20 antecipa discussões do G20, cuja Cúpula de Líderes ocorrerá nos dias 18 e 19 de novembro no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro, com foco em temas como inclusão social e transições energéticas. A participação de Riedel reforça o compromisso do Mato Grosso do Sul com a sustentabilidade e inovação em governança climática, marcando a presença do Brasil no cenário global de políticas ambientais.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).