Os produtores rurais de Mato Grosso do Sul devem estar atentos ao prazo da declaração semestral dos rebanhos, que ocorre entre 1º e 30 de novembro. Mesmo com a suspensão da vacinação contra a febre aftosa, essa atualização permanece obrigatória e deve incluir informações sobre nascimentos, mortalidade e movimentações de animais.

A não realização da declaração dentro do prazo estipulado pode impedir a emissão de documentos como as Guias de Trânsito Animal (GTAs), limitando o trânsito de animais até que a situação seja regularizada. Além disso, o prazo para a vacinação obrigatória contra brucelose nas fêmeas bovinas se aproxima; todas as bezerras deverão ser vacinadas até 30 de dezembro, conforme o Instituto de Defesa Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul (Iagro).

A Iagro reforça que é essencial o cumprimento desses prazos para manter o estado livre de febre aftosa e garantir a saúde dos rebanhos. Dúvidas podem ser esclarecidas pelo telefone 0800-647-6713. A notificação de qualquer suspeita de doença em animais também deve ser informada ao Serviço Veterinário Oficial (SVO), seja por cidadãos, organizações ou instituições responsáveis ​​por animais.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).