A fruticultura brasileira vive momento de bastante importância nos últimos anos. Em 2024, o país exportou mais de US$ 1,2 bilhões em frutas e confirmou a abertura de novos e importantes mercados mundo a fora, como a possibilidade de embarcar uvas brasileiras para a China. 

Neste contexto de expansão de negócios, uma delegação brasileira participou da Fruit Logística, a maior feira de fruticultura do mundo, que acontece todos os anos em Berlim na Alemanha. Ao todo, foram 60 empresas do Brasil presentes no estande do país, que tinha 440 m². 

Abrafrutas
Estande do Brasil na Fruit Logistica 2025 - Foto: Abrafrutas

“A participação brasileira não poderia ter sido melhor. A Abrafrutas esteve presente representando o Brasil com um estande onde estiveram presentes 45 empresas e mais 15 empresas circulando em mesas rotativas, todas fazendo negócios e prospectando novas oportunidades no mercado da Europa e no mundo. Apesar de ser na Europa, ela atendo ao mundo inteiro e lá tem compradores, distribuidores e varejistas de frutas, legumes e verduras do mundo inteiro”, afirma Eduardo Brandão, Diretor Executivo da Abrafrutas. 

“A minha avaliação é superpositiva. É o maior evento de negócios para frutas do mundo, onde todos os elos da cadeia no mundo estão presentes. É uma feira enorme, um momento para se relacionar com todos esses clientes e fazer planos, a gente aproveita para falar sobre como foi o ano anterior o que vai ser do ano vigente”, destaca Júnior Silveira, Sócio-diretor da Xportare. 

A liderança da Abrafrutas aponta que a feira serviu para que os produtores brasileiros tivessem acesso à novas tecnologias nas áreas de produção, pós-colheita, irrigação e beneficiamento de frutas, além, é claro, de fechar muitos negócios para exportação. 

“A feira foi excelente, estamos fechando ainda o volume de perspectiva de negócios, mas imaginamos que esse montante ultrapasse os US$ 300 milhões em negócios fechados nos programas que os produtores fizeram com seus distribuidores e varejistas para primeiro e segundo semestre de 2025. Ações como essa, aumentam a esperança e nos dão a certeza de que podemos superar o patamar de US$ 1,3 bilhão em exportações ao longo de 2025”, diz Brandão. 

“O evento foi muito bom e vem retomando o número de visitantes nos pós-pandemia, com 91 mil visitantes nos três dias e mais de 2.600 expositores registrados de 70 países diferentes. É o maior evento mundial do setor em que, além de ir lá para vender suas frutas, os participantes buscam conhecer novas tecnologias e produtos. Muitos produtores já vão com a agenda fechada de encontros e reuniões. É um momento de muito networking, acesso à oficiais do governo e conversas diplomáticas. Mais do que as vendas que são feitas, é um momento de troca e de ver o que está sendo feito fora do país”, pontua Francesco Sicherle, Conselheiro da IFPA Brasil (Internacional Fresh Produce Association). 

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