Os criadores sul-mato-grossenses de gado já possuem uma data para iniciar a vacinação do rebanho contra a febre aftosa. As datas foram confirmadas pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro) e, juntamente com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) fará o anúncio oficialmente em dia ainda a ser aprovado.

 

Assim como ocorreu nos anos anteriores, os proprietários de gado das regiões de fronteira e do planalto devem vacinar seus animais nas duas etapas da campanha, a primeira ocorrerá em abril, maio e junho e a segunda em outubro. Para quem possui criação na região do Pantanal, a vacinação pode ser feita somente em uma das etapas.

 

O diretor-presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, lembra que os pedidos de antecipação estão disponíveis desde o último dia 15 de abril pelo site da Iagro e que estes passarão por análise criteriosa do inspetor local do município na propriedade. Durante o período de vacinação os animais só poderão transitar após a declaração da vacinação, via web, tendo cumpridos os prazos de carência. Já os animais destinados ao abate poderão transitar sem a vacina da etapa vigente até o registro do CT-13 da propriedade. Após este prazo, todos os animais deverão estar vacinados.

  

Região - Período de Vacinação - Período para Registro - Pedido de Antecipação a partir de

Fronteira - 01/05 a 31/05 - 01/05 a 19/06 - 15/04

Planalto - 01/05 a 31/05 - 01/05 a 19/06 - 15/04

Pantanal (optantes/Maio) - 01/05 a 15/06 - 01/05 a 30/06 - 15/04

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).