Terminal Portuário de Murtinho pode ser reativado avalia Reinaldo
O governador Reinaldo Azambuja definiu a reativação do porto fluvial de Porto Murtinho como uma das primeiras ações do governo na implantação de uma nova estratégia de logística de transporte para tornar Mato Grosso do Sul mais competitivo.
Reinaldo se reuniu na noite de segunda-feira (12) com os secretários Eduardo Riedel (Governo e Gestão Estratégica) e Jaime Verruck (Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico) e o prefeito de Porto Murtinho, Heitor Miranda, para discutir de que forma o governo poderá contribuir no sentido de sanar os entraves jurídicos e burocráticos que impedem o licenciamento e operação do porto.
“O porto de Porto Murtinho é peça fundamental na ação estratégica do governo de investir nos modais ferroviário e hidroviário, hoje incipientes”, explicou o secretário Jaime Verruck.
A intenção do governador Reinaldo Azambuja, conforme o secretário, é ter um diagnóstico da situação legal do porto, inclusive com parecer da Procuradoria Geral do Estado.
“O porto é estratégico de exportação e importação para o Mercosul, podendo agregar o minério de Corumbá, a soja produzida no oeste de Mato Grosso e na Bolívia, além de atrair grupos brasileiros que importam produtos de países latinos”, observou o prefeito, citando que o terminal estava recebendo malte e cevada da região de Paissandu, no Uruguai, que abastece 40% do setor cervejeiro do Brasil.
A unidade também está apta para o transporte de gado em pé, conforme licenciamento do Ibama em 2009. “A ativação do porto será um bom negócio para todos, inclusive para o governo do Estado”, diz Miranda.
0 Comentários