Instituição está presente em mais de 50 cidades do MS e projeta expansão

Um levantamento realizado pela revista Época Negócios no ano de 2016 e divulgado no início de agosto revelou que a instituição financeira cooperativa Sicredi subiu 16 posições, passando de 134º para 118º entre as maiores empresas brasileiras, reforçando o bom momento pela qual a companhia vem passando nos últimos anos.

 

 O resultado apresentado pela revista mostra o quanto o planejamento estratégico é fundamental para o desenvolvimento de empresas e setores da sociedade. Para garantir que os associados possam ter condições de crescimento real, o Sicredi inovou na maneira de administrar toda a instituição, implantando o que há de mais moderno na gestão corporativa.

 

“A nossa forma de governança é bastante peculiar, primeiro porque conversamos com todas as empresas que fazem parte do Sicredi, para construção do planejamento, das metas e das estratégias. Ouvimos todas as nossas empresas, todas as pessoas, todos os envolvidos, todos os associados e transformamos isso em estratégias, em planejamento, em táticas e depois colocamos isso em prática. É a participação de todos, é o ‘fazer com’. Temos utilizado muito essa terminologia”, destacou o presidente da Central Sicredi Brasil Central, Celso Figueira.

 

Não é de hoje que o Sicredi vem atuando de forma participativa no desenvolvimento das pessoas. Fazendo um planejamento estratégico de longo prazo e revisto a cada 5 anos, a instituição promove uma maior viabilidade e acerto dos programas a serem utilizados.

 

Uma das ações é desenvolver uma visão de futuro, este item é um dos avaliados pela revista e o Sicredi manteve a mesma posição do ano passado – 5º lugar – entre as instituições financeiras, mas a pontuação apresentada teve um grande aumento, passando de 17 para 41, e isso significa um estudo macro econômico da situação do país.

 

“Quando falamos dessa visão de futuro, estamos falando de todo o cenário e, como está todo mundo apreensivo com relação à economia, estamos de olho para ver como vai ficar essa questão. Estamos fazendo investimentos porque estamos apostando em uma virada positiva da economia”, ressaltou Figueira.

 

Entre os destaques da atuação do banco na sociedade é o 1º lugar no volume contratado de investimentos no programa de fortalecimento da agricultura familiar. O Sicredi é a empresa que mais fomenta esse programa, chamado PRONAF, entre as instituições financeiras. Ainda na área rural, a empresa é um grande fomentador de recursos para o agronegócio, o setor imobiliário e o crédito pessoal, e isso se deve ao grande número de aplicações na poupança.

 

“Estamos entre as 10 maiores instituições em depósito de poupança e nossos ativos são o que permite alavancar esses setores da sociedade”, explicou Figueira. O crescimento do Sicredi em todo o país reflete isso. Atualmente são mais de 3,3 milhões de associados e 1.200 agências em todos os estados brasileiros. A instituição está abrindo novas portas em regiões brasileiras que não contavam com os serviços do banco. Ao todo, 28 cooperativas de crédito vieram fazer parte do Sicredi nos estados do Norte e Nordeste.

 

“Há sim uma procura muito grande em termos de busca de linhas de financiamento. Nós estamos operando no mercado como qualquer oura empresa e fazemos tudo com muita sustentabilidade. Todos os nossos projetos e investimentos são extremamente sustentáveis, não só do ponto de visa ecológico, mas também da sustentabilidade do produtor ou do empresário”, disse o presidente.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).