SENAR-AR/MS promove curso de manejo rural
O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Administração Regional de Mato Grosso do Sul (SENAR-AR/MS) criou o projeto Soldado Cidadão, com o objetivo de formar em parceria com as pessoas que cumprem o serviço militar, em parceria com o Exército.
Como parte do projeto, srá realizado na próxima semana, nas cidades de Dourados e Jardim o curso Manejo Alimentar, Sanitário e Reprodutivo de 14 de fevereiro a 05 de março. O curso será ministrado pelos educadores Maurício Negreiros Duncan e Terezinha de Sousa Cândido Silva e levará informações sobre a propriedade rural para os soldados dos municípios. Todos os participantes irão receber cursos ligados à agropecuária.
Terezinha é médica veterinária há 12 anos e já trabalha no Projeto Soldado Cidadão há dois. Para ela a experiência com os militares é satisfatória. “Apesar da pouca experiência no trato com a lavoura e o gado, esses soldados têm muito interesse e, por serem do interior, possuem, de qualquer maneira, uma vivência rural presente no dia-a-dia. Ensiná-los é muito bom”.
Abrangendo toda a propriedade rural, o curso de Manejo Alimentar, Sanitário e Reprodutivo aborda noções sobre as pastagens e a importância da alimentação no valor do animal.
“Muito produtores não cuidam direito do pasto, não conhecem as maneiras corretas de fazer o manejo da pastagem, o que causa desgaste e perda de qualidade. É preciso ficar atento à área de pastagem, à quantidade de animais colocados nessa região e ao tipo de pastagem. Tudo isso influencia na hora da venda e na disposição do animal para o processo reprodutivo”, destaca a educadora.
Sobre o manejo sanitário, Terezinha ensina as doenças mais comuns da pecuária, como a aftosa, brucelose e carbúnculo. Os produtores aprendem ainda, como prevenir tais doenças e descobrem as técnicas mais adequadas para aplicação de medicamentos.
E, por fim, a parte de manejo reprodutivo que ministra técnicas básicas de inseminação artificial, envolvendo todo o aparato tecnológico e as formas corretas de manipulação do animal. “Os diversos tipos de manejos influenciam na qualidade da produção, seja agrícola ou pecuária. A lavoura e o gado são resultados diretos do trato correto na alimentação, no cuidado preventivo ou de cura de enfermidades e de reprodução da espécie. Todos estão interligados. É preciso estar atento a todos eles”, ressalta Terezinha.
0 Comentários