Produtores do estado que já receberam um pedação de terra, agora tem o desafio de produzir, para isso o governo do Estado vem implementando um projeto, de beneficiar os produtores neste caso com resfriadores de leite. O Governo tem desenvolvidos projetos para os pequenos produtores, que fortalecem a agricultura familiar, com tecnologia, equipamentos e suporte técnico para que os pequenos tenham acesso garantido ao mercado, disse o governador.  

 

Foram entregues 26 resfriadores de leite pelo governo estadual, com objetivo de assegurar a qualidade do produto em 24 municípios de Mato Grosso do Sul.

 

“Com essa entrega a gente totaliza 87 resfriadores que servem ao pequeno produtor para fazer estoque de leite com qualidade até levar aos latícinios”, disse o governador Reinaldo Azambujam durante evento no Centro de Pesquisa e Capacitação da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), em Campo Grande.

 

Para o diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, o principal desafio do setor consiste em aumentar a demanda de consumo de leite no Estado, hoje em 100 litros/ano, para que haja melhora do valor pago ao produtor e possibilite a reabertura de 20 laticínios.

 

Os investimentos em tecnologias de produção, conforme o secretário de Desenvolvimento Econômico Jaime Verruck, já tem possibilitado ao setor reorganiza-se e o governo avalia estratégias do que fazer com o excedente de leite produzido sem perda de competitividade em um mercado que ainda pouco consome o produto.

 

O governador também comentou sobre o trabalho de campo realizado pela Agraer junto às comunidades agrícolas, realçando que o órgão evoluiu muito na gestão do diretor-presidente Enelvo Felini, que praticamente se despediu do cargo durante a entrega dos resfriadores, na parte de estruturação das comunidades agrícolas, incluindo os indígenas e quilombolas.

 

Os avanços conquistados em menos de três anos, no fortalecimento da agricultura familiar, segundo Enelvo Felini, se devem “a grandeza de um governador que olha para o pequeno agricultor e está gerando um forte segmento na diversificação da nossa agricultura”.

 

 

Governo já entregou 84 resfriadores à agricultura familiar de MS em três anos. Com o ato de hoje, Cepaer, o Governo do Estado concluiu a terceira entrega de resfriadores, totalizando 84, como parte do Programa Leite Forte, que atende a mais de 50 mil agricultores familiares sul-mato-grossenses.

 

Novidades

Durante a entrega dos equipamentos às prefeituras, na tarde desta segunda-feira, em Campo Grande, o governador anunciou oficialmente o nome do novo diretor-presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), André Borges, funcionário de carreira do órgão. 

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).