Com quase 20 milhões de cabeças de gado existentes no estado e um mercado cada vez mais exigente, o Governo de Mato Grosso do Sul disponibiliza, em fase experimental, a partir desta quarta-feira (1), o programa de computador que permite o cadastramento dos técnicos, produtores, empresas tipificadoras independentes e frigoríficos no novo programa Precoce MS. O software, que está disponível no site da Secretaria de Estado da Produção e Agricultura Familiar (SEPAF), era a última etapa para que a atual gestão abrisse as portas para que todos os envolvidos pudessem se habilitar dentro da nova configuração estabelecida e melhorar a qualidade da produção de carne no estado.

 

As mudanças propostas pelo Governo do Estado para a reformulação do antigo sistema, o Novilho Precoce, beneficia o produto final, estabelecendo novas normas que envolvem os atributos do animal, do lote e o processo produtivo, promovendo o desenvolvimento da pecuária sul-mato-grossense, ofertando uma carne com procedência e estabelecendo uma rede que possa ser produtiva, viável e se preocupe com o meio ambiente.

 

Com o Precoce MS, uma das principais mudanças ocorre na solicitação do produtor para participar do programa. A adesão e o cadastro deverão ser solicitados para um técnico certificado pela SEPAF. O profissional escolhido será responsável por averiguar se o produtor está dentro das novas normas, principalmente se proporciona condições para as Boas Práticas Agropecuárias (BPA), promove a sustentabilidade em todo o procedimento e participa de associações ou sistemas similares.

 

De acordo com informações da SEPAF, mais de 150 pessoas já participaram do curso para habilitação no programa. Um levantamento mostra que, até o momento, três frigoríficos e uma empresa tipificadora estão aptos para atender o novo programa.

 

A intenção da Secretaria é cadastrar somente os produtores que realmente estejam trabalhando para melhorar a produção local, juntamente com os frigoríficos e as empresas que farão a certificação. O programa anterior possuía um cadastro de mais de 8 mil criadores, mas a previsão atual é que de somente 2 mil estejam regulares.

 

O coordenador de Pecuária SEPAF, Rubens Flávio Mello Correa, explicou que o novo programa garantirá maior transparência nas avaliações, conscientizará sobre a responsabilidade com o meio ambiente e oferecerá mecanismos que induzam ações voltadas a sustentabilidade das propriedades.

 

Outra grande alteração é no benefício repassado, sendo que para receber o incentivo o produtor deve garantir uma padronização do lote de mais de 60%. A informação deverá constar na nota fiscal repassada pelo frigorífico credenciado. O Governo do Estado, juntamente com a Embrapa Gado de Corte, também está disponibilizando um aplicativo para tablet e celular para que o pecuarista possa realizar uma simulação de quanto irá receber, facilitando o trâmite entre todos os participantes.

 

Para o presidente da Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), Jonatan Pereira Barbosa, as reformulações trazidas pelo programa Precoce MS, irão modernizar os critérios de avaliação da produção de novilho precoce e aproximar o estado do Ministério da Agricultura. “Além de envolver setores da iniciativa privada que, com responsabilidades definidas, ajudarão a combater as fraudes que haviam no antigo programa, principalmente na hora de classificação da carcaça”, ressaltou.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).