Mesmo debaixo de acusações e incitações por parte de alguns presentes durante a sessão desta  quarta-feira na Assembleia Legislativa, foi criada a CPI do Genocídio que vai investigar 15 anos de mortes de índios no Estado, que envolve o mesmo assunto da CPI do CIMI, só que desta vez proposta pelos petistas  Deputados Estadual Pedro Kemp e João Grandão.

 

De acordo com Pedro Kemp, a CPI vai investigar os assassinatos que aconteceram e que até hoje não tem solução e ninguém responde por crime algum. “Queremos uma solução, pois existem mais de 100 índios presos, por crimes que cometeram, eles pagam pelos crimes”, incitou o deputado provocando alvoroço entre os índios contra os parlamentares.

 

O Deputado Zé Teixeira (DEM), falou a respeito do consenso entre produtores e índios, e ressaltou a falta de empenho do governo Federal em indenizar os produtores para que acabem com a guerra no campo, o deputado também  aprova a CPI do Genocídio, “Sou a favor desta CPI, porque temos que buscar o que é correto, não podemos ficar de braços cruzados esperando que mais mortes aconteçam, só acho que estão cobrando o lado errado, temos cobrar o governo Federal”, disse o Deputado.

 

Acompanharam a cessão cerca de 200 indígenas, eles estão acampados na Fazenda Buriti, de Propriedade de Ricardo Bacha, onde o índio Oziel Gabriel, foi morto durante confronto entre índios, policia e produtores rurais.

 

Segundo o indígena Terena identificado como Antônio, às demarcações de terras estão paradas no Estado, com isso as incitações e invasões vão continuar acontecendo, “nós precisamos de uma resposta do governo federal e estadual, não procuramos guerra, procuramos terras, para que possamos viver com nossas famílias, hoje na área onde Oziel foi morto, vivem cerca de 4 mil pessoas de 3 aldeias, ”, disse o índio.

 

Ainda de acordo com Antônio, os indígenas que estão participando da cessão tiveram apoio financeiro do Deputado Pedro Kemp, propositor da CPI do Genocídio, para que viessem a Assemblei Legislativa.

 

Assinaram a proposta de CPI os deputados petistas, João Grandão, Pedro Kemp, Amarildo Cruz e Cabo Almi, além de Zé Teixeira (DEM), Lídio Lopes (PEN), Maurício Picarelli (PMDB) e Beto Pereira (PDT). A deputada Mara Caseiro (PT do B), presidente da CPI do Cimi, também avisou que vai assinar o documento.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).