MS amplia em 36% os investimentos públicos e é o segundo estado que mais aplicou recursos
De acordo com informações do Jornal Valor Econômico, o Mato Grosso do Sul figura na segunda colocação, entre 26 estados, que mais investiu nas melhorias para a população. O levantamento se baseou nos os investimentos liquidados declarados nos relatórios de execução orçamentária. Na primeira colocação está o Rio Grande do Sul. Mato Grosso e Paraná seguem em terceiro e quarto lugar, respectivamente.
“Isto é resultado de um esforço muito grande feito pelo governador Reinaldo Azambuja para manter o equilíbrio das contas”, destacou o secretário de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel.
O secretário destaca que as reformas feitas pela atual gestão garantiram que pudessem ser realizados os investimentos. Ele ressalta ainda que mesmo com o aumento das despesas, também foi possível aplicar recursos para atender as demandas da população das cidades do interior e da capital. Entre os fatores que fazem com que o governo possa aplicar os recursos estão a diminuição com os gastos públicos.
Eduardo Riedel lembra que Mato Grosso do Sul enfrentou as despesas correntes com dinheiro economizado com a renegociação da dívida e da repatriação de recursos promovida pelo governo federal. Mas todos os estados se beneficiaram com o dinheiro extra e, no entanto, não conseguiram avançar nos investimentos.
O governador Reinaldo Azambuja defende uma maior desconcentração das receitas da União, avaliando que se não houver uma fatia maior no bolo da arrecadação de tributos federais, a capacidade de investimentos ficará comprometida na maior parte dos Estados também em 2018.
0 Comentários