Mato Grosso do Sul tem 10 vezes menos caso de raiva em morcegos
Levantamento divulgado neste domingo (9) pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), mostrou que houve uma redução de mais de 90% no número de focos de raiva em herbívoros e mais de 73% no número de cidades com casos, em 15 anos. Em comparação entre os anos de 2002 e 2016, foram 89 contra 8 focos e uma queda de 19 para cinco municípios com casos.
O resultado das intensificações das equipes do Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros da Iagro, com o apoio de Agentes Fiscais Agropecuários (AFA), Fiscais Estaduais Agropecuários (FEA) e Agentes de Serviços Agropecuários (ASA), garante que a doença seja controlada e evite que a transmissão se alastre. Somente no ano passado, mais de 1700 propriedades localizadas em regiões de risco foram visitadas.
“Intensificamos a vigilância em regiões de risco e podemos monitorar maior quantidade de abrigos, controlando assim a população do morcego hematófago antes da ocorrência da doença”, disse o coordenador do programa e médico veterinário da Iagro, Fabio Shiroma de Araujo.
A Agência tem atuado em propriedades rurais localizadas em regiões que possam ter maior incidência de casos e entre as ações estão orientações acerca da ocorrência da doença e formas de prevenção, atendimento a animais com sintomatologia nervosa e palestras a produtores rurais com enfoque na ocorrência da doença e prevenção.
Caso alguém encontre algum animal – bovino ou equino – com sintomas da doença deve avisar a Iagro imediatamente. “O produtor ou responsável não deve tentar manuseá-lo e a comunicação ao escritório da Iagro mais próximo de sua propriedade deve ser feito com urgência. Os servidores possuem treinamento, equipamentos e o mais importante estão vacinados e protegidos contra a raiva”, destacou Araujo.
0 Comentários