Com investimentos de mais de R$ 10 milhões e previsão de início de funcionamento no mês de abril, o governador do Mato Grosso do Sul Reinaldo Azambuja, o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) Blairo Maggi e o presidente da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Maurício Lopes, inauguraram, na tarde desta quinta-feira (30), o mais moderno centro de pesquisas da carne da América Latina, o Laboratório Multiusuário de Biossegurança para a Pecuária (Biopec), na sede da Embrapa Gado de Corte, em Campo Grande, capital do Mato Grosso do Sul.

 

O evento contou com a presença dos senadores Pedro Chaves, Waldemir Moka e Simone Tebet, os deputados federais Tereza Cristina e Geraldo Resende, o deputado estadual Marcio Fernandes, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) Maurício Saito, o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte Cleber Soares e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul Marcelo Turine.

 

O complexo conta com mais de mil metros quadrados que disponibiliza espaço para estudos que atendem as mais modernas normas de segurança alimentar e animal aplicadas nos países mais desenvolvidos. No local poderão ser realizadas pesquisas relativas as bactérias causadoras da tuberculose bovina, antrax, salmonelose e de intoxicação alimentar, além de poder aplicar estudos e testes para vacinas contra a brucelose e ampliar as pesquisas com proteínas causadoras de encefalopatias espongiformes.

 

Com a inauguração do laboratório, o Brasil passa a contar com um local moderno, sendo a única estrutura de alto nível de biossegurança para pesquisa, desenvolvimento e inovação na área da pecuária. O local conta com níveis de segurança 2 e 3 (NB2 e NB3), no Brasil somente o laboratório do MAPA possui o nível 4, em Pedro Leopoldo (MG), sendo que local é só para produção de vacina. Em Campo Grande, a unidade será específica para pesquisa.

 

O local possui laboratório de biologia molecular, biotério de manutenção, sala de lavagem e desinfecção de materiais e gaiolas, laboratório NB2, laboratório NB3 com necropsia e biotério de experimentação, sala de controle e supervisão predial, sistema de termodesinfecção dos efluentes e pavimento técnico do laboratório.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).