Apesar de Mato Grosso do Sul ser o 15° estado que mais produz leite em todo o país, a produção está em queda. Para reverter esse quadro e para que criadores possam ter a oportunidade de crescimento, o Governo do Estado entregou, 131 ordenhadeiras e 18 refrigeradores que serão destinados a 37 municípios.

 

Fruto de uma parceria entre Governo, Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário e a Superintendência do Desenvolvimento do Centro-Oeste (Sudeco), os aparelhos refrigeradores contemplarão 28 grupos em 18 municípios e dispositivos para ordenha serão enviados para 29 municípios, atingindo 131 produtores.

 

Para o governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, esta é uma oportunidade para que os pequenos produtores possam ver um novo futuro e investir na sua produção, além de valorizar os produtos de cada localidade. “O Ceasa que antes trazia 85% da produção de São Paulo e Paraná, hoje comercializa produtos regionais. Temos resgatado o papel da Agraer que estava perdido, de impulsionar a agricultura familiar no Estado”, destacou.

 

Segundo dados do Conselho Paritário de Produtores e Indústrias de Leite em Mato Grosso do Sul (Conseleite/MS), o MS fabrica mais de 520 milhões de litros de leite por ano, pouco mais do que o dobro do município campeão em produção em todo o Brasil. Castro, no Paraná, produz anualmente, de acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) para o ano de 2015, 240 milhões de litros.

 

O presidente da Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural de Mato Grosso do Sul (Agraer), Enelvo Felini, destacou que este cenário está começando a mudar, apesar de ainda ter muito para fazer, e, otimista, lembra que há mais 400 itens para serem entregues até fevereiro de 2017. “A demanda é muito maior do que temos a entregar hoje, mas vamos atender os que não foram contemplados em curto prazo. O recurso usado para aquisição desses equipamentos são de 2011 e existe uma sobra para atender mais produtores”, ressaltou.

 

Municípios atendidos com ordenhadeira:

Anastácio, Aquidauana, Nioaque, Bandeirantes, Corguinho, Dois Irmãos do Buriti, Jaraguari, Nova Alvorada do Sul, Rochedo, Sidrolândia, Terenos, Camapuã, Rio Negro, Costa Rica, São Gabriel do Oeste, Dourados, Glória de Dourados, Rio Brilhante, Vicentina, Iguatemi, Itaquiraí, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Aparecida do Taboado, Cassilândia, Paranaíba, Selvíria e Três Lagoas.

 

Municípios atendidos com refrigeradores:

Aquidauana, Bodoquena, Cassilândia, Eldorado, Glória de Dourados, Itaquiraí, Ivinhema, Japorã, Mundo Novo, Nioaque, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã, Rio Verde de Mato Grosso, Três Lagoas, Sidrolândia, Paranhos e Rio Negro.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).