Governo lança aplicativo para controle de equídeos
Com cerca de 411 mil animais, segundo dados da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), os criadores de equídeos de Mato Grosso do Sul passarão a contar com mais uma ferramenta para auxiliar no desenvolvimento do rebanho e no fortalecimento do setor. Na próxima terça-feira (28), a Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), lança, na Associação de Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a partir das 19h, o aplicativo “Resenha Virtual dos Equídeos”, um programa de identificação individual permitirá ter maior controle das informações dos animais, identificando cada um deles, controlando o trânsito e os exames realizados praticamente em tempo real.
Através da Resenha os exames para anemia infecciosa e mormo poderão ser requisitados via web nos laboratórios e a emissão da Guia de Trânsito de Animais (GTA) também poderá ser realizada pela internet, assim como já acontece no caso do transporte de bovinos em Mato Grosso do Sul, de forma padronizada e informatizada. O programa faz parte das ações do planejamento estratégico da que busca tornar mais ágil e seguro o transporte de animais dentro do Estado. “É mais uma importante entrega e que vem em total sintonia com o Programa Agro+, do Governo Federal, que trabalha a união de esforços pela desburocratização dos sistemas” afirma o secretário da pasta, Jaime Verruck.
Segundo o presidente da Iagro, Luciano Chiochetta, com a Resenha Virtual dos Equídeos será possível realizar a notificação imediata de doenças, a interdição automática do trânsito de animais doentes, a obtenção de dados corretos de suspeitas de focos e manter atualizado o histórico de trânsito e do vínculo epidemiológico de cada animal. “A resenha vem para facilitar a vigilância no trânsito e nas aglomerações, evitar fraudes e falsificações além de nos possibilitar a criação de um banco de dados com histórico dos animais do Estado” pontua.
Equídeos são todos os solípedes domésticos e silvestres legal da família Equidae, abrangendo equinos (cavalos e pôneis), asininos (jumentos), muares (burros e mulas), equídeos silvestres como cavalo-de-przewalski (Equus ferus przewalskii), zebra das montanhas (Equus zebra), zebra das planícies (Equus quagga), zebra de grevy (Equus grevyi) e todos os seus cruzamentos.
0 Comentários