Governadores do Codesul assinam resolução de livre circulação de produtos de origem animal
O governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, assinou, juntamente com os governadores do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, uma ordem para a criação de um projeto de lei para que haja uma unidade na inspeção dos produtos de origem animal em circulação nos quatro estados. A assinatura ocorreu na manhã desta quarta-feira (8) durante o Show Rural, que está acontecendo em Cascavel, no Oeste do Paraná.
A intenção deste projeto é fazer com que os serviços sejam realizados por servidores credenciados e empresas próprias nos estados que fazem parte do Conselho de Desenvolvimento e Integração Sul (Codesul). Isso assegura um produto de qualidade, um melhor impacto econômico, o desenvolvimento da indústria e a geração de empregos em todos os quatro estados.
A resolução foi amplamente debatida para que pudesse chegar a esse acordo entre os estados da região sul, trazem benefícios para toda a cadeia produtiva e agregando valor em todos os produtos de origem animal (carnes bovinas e suínas, queijos, doce de leite, embutidos no geral etc).
“Temos um mercado aberto onde a demanda deve dobrar nos próximos 50 anos. Nós podemos ocupar esse mercado se tivermos uma integração nas políticas públicas, com normas estáveis que forneçam segurança jurídica para atrair empresários “, disse Reinaldo Azambuja.
Além desse acordo, os governadores também debateram a importância de uma ferrovia entre o Mato Grosso do Sul e o Porto de Paranaguá, no Paraná, para escoamento da safra.
0 Comentários