Com previsão de atender mais de 1.500 jovens por ano por meio de educação a distância, o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul (Famasul) Mauricio Saito, o superintendente Nacional do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) Daniel Carrara, o diretor-geral da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte Cleber de Oliveira e o presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) João Martins, realizaram, na manhã desta quarta-feira (8), durante a abertura da 12ª Dinâmica Agropecuária (Dinapec) o lançamento da construção de um centro de formação de técnicos voltados a cultura bovina de corte.

 

O Centro será construído em uma área de mais de 3 mil m² na sede da Embrapa Gado de Corte e tem como objetivo principal capacitar mão de obra especializada para garantir o atendimento em todo o país. Para Oliveira, o local vem suprir uma lacuna que há em todo o território nacional de difusão e a extensão de tecnologia. “Os dados que a ciência mostra é que há incremento e produtividade em qualquer segmento agropecuário e o principal fator decisivo é a tecnologia. Tecnologia só se faz com conhecimento e não haverá mudança se não fizermos o nosso papel e não levarmos conhecimento aos nossos técnicos, aos nossos produtores e ao segmento técnico agropecuário”, destacou.

 

O presidente da CNA reforçou a importância da educação para melhorar o setor em todo o país. “Daqui a 10 anos a agropecuária será diferente do que vivemos hoje. O futuro passa pela educação”.

 

O local contará com sete blocos e uma configuração modular, com um formato moderno, com laboratórios didáticos, área de convivência, laboratório de informática, entre outros departamentos.irá preparar técnicos para absorver as tecnologias desenvolvidas e aplica-las nas propriedades rurais, visando melhorar a produtividade do gado e atuando diretamente com o produtor. “Nós saímos do princípio de melhoras as pessoas para melhoras as pessoas e as propriedades. Esse centro é para formar um volume de técnicos de nível médio que vai atender a todo o país e também o MS e nada mais natural do que colocar dentro do nascedor das tecnologias apropriadas para a pecuária de corte. Estamos concretizando três novas missões do Senar: assistência técnica e gerencial, educação a distância e o ensino formal”, ressaltou Carrara.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).