Estado conquista segunda nota 10 em transparência
A transparência dos recursos públicos estaduais recebeu nota máxima no ranking da Escala Brasil de Transparência, do Ministério da Transparência, Fiscalização e Controladoria-Geral da União, passando de 2,5 pontos para 10. Essa é a segunda vez que o Mato Grosso do Sul recebe essa nota, a primeira foi em outubro do ano passado, na avaliação de acesso à informação e serviço de atendimento ao cidadão, sendo o estado que mais avançou no cumprimento da lei.
Um dos primeiros passos foi publicar todas as informações sobre a administração por meio do Portal da Transparência, proporcionando consultas sobre as licitações, os ganhos e os gastos do governo. “Os números comprovam que conseguimos realizar não só os nossos compromissos com uma gestão aberta e transparente, mas também atender a todos os aspectos legais e exigências das redes de controle externo e social. Isso é bom para o Estado e melhora ainda mais o ambiente de confiança que nosso governo está transmitindo aos investidores”, disse o governador Reinaldo Azambuja.
A Escala Brasil Transparente analisa 12 quesitos, divididos em regulamentação da Lei de Acesso à Informação, com peso de 25%, e existência e atuação do Serviço de Informações ao Cidadão (SIC), que corresponde a 75% da nota.
No levantamento da transparência, Mato Grosso do Sul foi avaliado em 200 quesitos pela Rede de Controle da Gestão Pública, formada por 16 órgãos de fiscalização e repressão, liderados pela Controladoria Geral da União (CGU), Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal (MPF). A avaliação foi positiva em todos os itens.
0 Comentários