Dezenas de criadores de animais de diversas raças estão participando da 79ª Expogrande, que acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, com uma boa expectativa de a feira ser uma grande vitrine para negócios ou para ampliar os conhecimentos sobre novas espécies.

 

Entre eles está um tipo de cavalo que tem se destacado na lida com o gado e em provas esportivas. Em sua 18ª participação na feira, criadores do Cavalo Pantaneiro destacam as qualidades como baixo custo de manutenção, resistência a longas jornadas, a rusticidade e a funcionalidade.

 

“Estamos participando da feira com o intuito de consolidar e melhorar a qualidade dos cavalos, além de abrir novos mercados. Trouxemos 97 cavalos para a exposição e, atualmente, são cerca de 5 mil exemplares espalhados, principalmente, pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia”, disse o presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul (ACCP-MS), Alexandre Penna.

 

Os interessados que quiserem conhecer melhor as características dos cavalos, haverá, na quinta-feira (6), o julgamento morfológico em dois períodos e na sexta-feira (7) e no sábado (8) acontecem as provas de laço técnico e tira-boi.

 

"A Expogrande é o momento mais adequado para que as pessoas interessadas conheçam e adquiram animais da raça. O que apresentamos aqui é o que temos de melhor e muita gente vai se surpreender", ressalta Penna.

 

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.

 

Os criadores de gado também estão comemorando a participação na feira, uma das maiores do Centro-Oeste. Na última terça-feira (4), 10 criadores da raça Sindi assinaram, juntamente com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a criação do Núcleo Regional de Criadores de Gado Sindi.

 

“Em nome de todos meus conterrâneos e criadores associados quero te agradecer a recepção e a oportunidade de presenciar um momento importante como este”, destacou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Ronaldo Andrade Bichuette, aproveitando a oportunidade para convidar o presidente da Acrissul, Jonatan Barbosa, para prestigiar a exposição em Uberaba (MG).

 

No mesmo dia, aconteceu também os julgamentos morfológicos da raça onde foram premiados animais em vários quesitos. “O Sindi tem tudo para crescer e se destacar. Tem duas aptidões, carne e leite, e isso não é para qualquer um”, elogiou o presidente da Acrissul.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).