Equinos e Bovinos com alta qualidade genética estão em exibição na Expogrande
Dezenas de criadores de animais de diversas raças estão participando da 79ª Expogrande, que acontece no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, com uma boa expectativa de a feira ser uma grande vitrine para negócios ou para ampliar os conhecimentos sobre novas espécies.
Entre eles está um tipo de cavalo que tem se destacado na lida com o gado e em provas esportivas. Em sua 18ª participação na feira, criadores do Cavalo Pantaneiro destacam as qualidades como baixo custo de manutenção, resistência a longas jornadas, a rusticidade e a funcionalidade.
“Estamos participando da feira com o intuito de consolidar e melhorar a qualidade dos cavalos, além de abrir novos mercados. Trouxemos 97 cavalos para a exposição e, atualmente, são cerca de 5 mil exemplares espalhados, principalmente, pelo Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Bolívia”, disse o presidente da Associação dos Criadores do Cavalo Pantaneiro de Mato Grosso do Sul (ACCP-MS), Alexandre Penna.
Os interessados que quiserem conhecer melhor as características dos cavalos, haverá, na quinta-feira (6), o julgamento morfológico em dois períodos e na sexta-feira (7) e no sábado (8) acontecem as provas de laço técnico e tira-boi.
"A Expogrande é o momento mais adequado para que as pessoas interessadas conheçam e adquiram animais da raça. O que apresentamos aqui é o que temos de melhor e muita gente vai se surpreender", ressalta Penna.
A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) promove pesquisas em manejo, melhoramento genético e sanidade, com tecnologias transferidas aos produtores para conservação e aumento da qualidade da raça.
Os criadores de gado também estão comemorando a participação na feira, uma das maiores do Centro-Oeste. Na última terça-feira (4), 10 criadores da raça Sindi assinaram, juntamente com a Associação dos Criadores de Mato Grosso do Sul (Acrissul), a criação do Núcleo Regional de Criadores de Gado Sindi.
“Em nome de todos meus conterrâneos e criadores associados quero te agradecer a recepção e a oportunidade de presenciar um momento importante como este”, destacou o presidente da Associação Brasileira dos Criadores de Sindi (ABCSindi), Ronaldo Andrade Bichuette, aproveitando a oportunidade para convidar o presidente da Acrissul, Jonatan Barbosa, para prestigiar a exposição em Uberaba (MG).
No mesmo dia, aconteceu também os julgamentos morfológicos da raça onde foram premiados animais em vários quesitos. “O Sindi tem tudo para crescer e se destacar. Tem duas aptidões, carne e leite, e isso não é para qualquer um”, elogiou o presidente da Acrissul.
0 Comentários