Embrapa Gado de Corte celebra 40 anos e ALMS presta homenagem
A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul realizou, na última quarta-feira (3), uma celebração no Plenário Júlio Maia, para comemorar os 40 anos da Embrapa Gado de Corte e os avanços conquistados nestes anos de serviços prestados, contribuindo para que o Estado e o país alcançassem altos índices de exportação de uma carne com qualidade superior.
A proposição foi do presidente e do vice-presidente da Casa de Leis, deputados estaduais Junior Mochi e Onevan de Matos, que destacaram o fundamental papel da empresa no desenvolvimento do setor pecuário, tendo como principais funções a geração, adaptação e transferência de tecnologias relacionadas a pastagens; genética, nutrição e sanidade animal; sistemas integrados de produção; e tecnologia da informação e comunicação.
Participaram da solenidade ainda o chefe-geral da Embrapa Gado de Corte, Cleber Soares, diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Luiz Alberto Moraes Novaes, secretário-adjunto de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico (Semade), Ricardo Senna,e pesquisadores da entidade, que foram homenageados com a entrega de diplomas de honra ao mérito.
“Reconhecemos o esforço dos homens e mulheres que estiveram à frente destes 40 anos da Embrapa. O fato do Centro de Pesquisas ser sediado em Campo Grande foi uma das decisões para que o MS fosse criado e um arcabouço social e político formado. O Estado se tornou referência na agropecuária. A empresa foi parceira do produtor rural e do progresso. Esta Casa de Leis curva-se diante de vocês e as palavras que temos são respeito, gratidão e reconhecimento, pois nossa história de grandezas e superação de crises se devem aos avanços tecnológicos obtidos”, destacou Mochi.
Com duas bases físicas em Campo Grande, a sede com 3.081 hectares, a 15 km do centro da cidade, e a Fazenda Modelo, a 40 km do centro com 1.612 hectares, a Embrapa possui atualmente mais de 200 projetos e subprojetos em andamento que visam a produção, qualidade, rentabilidade e eficiência dos sistemas produtivos da bovinocultura de corte.
A Embrapa possui ainda parceria com instituições de formação superior e escolas agrotécnicas, proporcionando maior interação com organizações e entidades diretamente ligadas a produtores rurais.
“Para alcançar os patamares atuais do Brasil, como maior exportador e segundo maior produtor de carne bovina no mundo, a Unidade tem contribuído com o desenvolvimento da pecuária em todo o Brasil”, disse Soares.
O diretor-tesoureiro do Sistema Famasul, Luiz Alberto Novaes destacou a importância da Embrapa para o agronegócio. “Hoje temos uma enxurrada de tecnologias e são poucas as instituições com as quais podemos contar para fazer uma pesquisa isenta de interesses comerciais e a Embrapa, sem dúvida nenhuma, é a principal delas”.
0 Comentários