A indústria de máquinas e equipamentos registrou nova queda na receita líquida total em junho frente a um ano antes, de acordo com dados divulgados nesta quarta-feira pela associação do setor, Abimaq.

A receita líquida total da indústria recuou 10,3% ante junho de 2022, a 24,85 bilhões de reais, enquanto o consumo aparente de máquinas e equipamentos caiu 8% na mesma base de comparação, informou a entidade. Em maio, a receita líquida do setor já tinha registrado queda de 15,6% na comparação ano a ano.

Segundo a Abimaq, a receita líquida de vendas teve alta moderada de 0,5% em junho na base sequencial, puxada pelo crescimento das vendas no mercado doméstico.

"De forma geral, a gente vê ainda um quadro negativo em relação ao ano passado, mas na ponta, uma sinalização de melhora dos números, que é o que esperamos ao longo do ano", disse a diretora-executiva de Economia, Estatística e Competitividade da Abimaq, Cristina Zanella, sobre a variação positiva mês a mês.

Ela reforçou que a entidade revisou suas projeções e agora espera queda de 3,4% no ano. No semestre, a receita total do setor acumula declínio de 8,9%.

"Existe também alguns indicadores que reafirmam nossa previsão de melhora", disse o diretor-executivo de Assuntos Jurídicos e de Financiamentos da Abimaq, Hiroyuki Sato, citando a valorização da Bolsa brasileira, do real e a expectativa de queda de juros e de aprovação da reforma tributária no Senado.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).