A integração lavoura pecuária vem conquistando adeptos a cada ano no Brasil. A necessidade cada vez maior da sustentabilidade do setor produtivo no campo fez surgir os sistemas; lavoura/pecuária e lavoura/pecuária/floresta.

Conseguir e manter a produtividade e a qualidade dos produtos, com lucratividade em um sistema cada vez mais competitivo é um desafio que as Fazendas Indaiá, de Chapadão do Sul e de Paraíso das Águas assumiu e vem obtendo sucesso.

Em terras argilosas e arenosas, a Fazendas Indaiá implantou o sistema lavoura/pecuária/floresta com completo ciclo que vai da cria, recria e terminação, conseguindo assim, alto rendimento e qualidade comprovados na agricultura e pecuária de corte.

Atualmente são três propriedades rurais. Na Fazenda Indaiá III, em Paraíso das Águas, o grupo mantém o sistema de cria, com integração lavoura/pecuária/floresta. Na Fazenda Indaiá II, no mesmo município, a recria em sistema lavoura/pecuária. Já na Fazenda Indaiá I, em Chapadão do Sul, além da agricultura altamente tecnificada nas terras argilosas de chapada, mantém o confinamento para terminação. Lá todo o resíduo (esterco) é colhido e preparado com adição de nutrientes biológicos para se tornar eficiente fertilizante. 

Darci Augustinho Boff, CEO das Fazendas Indaiá, vem investindo em inovações deste os anos setenta, sendo um dos pioneiros no cultivo do algodão, floresta e milho na região de Chapadão do Sul. Ainda no complexo agrícola, inclui-se as culturas da soja, feijão, aveia e nabo forrageiro.

Recentemente conseguiu em terras arenosas, de Paraíso das Águas, alta produtividade de algodão, na Fazenda Indaiá II, comprovando mais uma vez que os investimentos em tecnologias e assistência técnica são viáveis e proporcionam lucros.

Em relação à rentabilidade da pecuária, a implantação do ciclo completo, com a integração, trouxe um resultado expressivo, que chama a atenção. A lucratividade por hectare já é a mesma entre a agricultura e a pecuária na Fazendas Indaiá II. Os dados são do programa IntegraMS, software licenciada pela Terra Consultoria, programação, personalização, pesquisa e integração de sistemas, que são auditados.

Além da rentabilidade que o sistema integrado proporciona, as Fazendas Indaiá se destacam na qualidade dos produtos produzidos. Na carne consegue atender os mercados mais exigentes como o Vermelho Grill – Vermelho Beef.

Os investimentos para se conseguir a qualidade total vão além do agronômico e pecuário. No setor social a Fazendas Indaiá segue rigorosamente as normas trabalhistas e ambientais, mantendo sua equipe de trabalhadores motivados e totalmente integrados ao sistema produtivo.

Preocupado com a sustentabilidade, o cuidado com a natureza, a Fazendas Indaiá ganha reconhecimento nacional. Recebeu o Certificado de Unidade Demonstrativa, do Projeto Rural Sustentável – Cerrado do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento – MAPA.

Fonte: (Norbertino Angeli)

11 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).