Pequenos produtores integrantes da Agricultura Familiar de Dourados podem se inscrever no “Projeto Peixe” até o dia 09 de fevereiro. A ação de incentivo a piscicultura no município é desenvolvida pela Prefeitura de Dourados, por meio da Secretaria de Agricultura Familiar, em parceira com a Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural) e UFGD (Universidade Federal da Grande Dourados).

 

Conforme edital de chamada pública n°001/2018/Semaf/PMD, são 30 vagas disponíveis. Para participar o produtor deve exercer na propriedade rural a piscicultura como atividade principal ou secundária.

 

Os produtores receberão, ao todo, 31 mil kg de alevinos de tilápia e 43 mil kg de ração para o ciclo de produção destes (divididos entre os participantes). Haverá o acompanhamento da equipe técnica da Secretaria e especialistas do setor da UFGD aos participantes, tendo em vista o desenvolvimento dos alevinos.

 

O secretário de Agricultura Familiar Landmark Ferreira Rios destaca a ação como um diferencial em Dourados e enfatiza sobre o intuito de apoiar os pequenos produtores e também sobre a capacitação para posterior crescimento do setor na região.

 

“Estruturamos esta ação sob direcionamento da prefeita Délia Razuk e com nossos parceiros, pois acreditamos no potencial da Agricultura Familiar nesta área e, para isso, ofereceremos esse suporte e também orientação para que os produtores possam dar andamento às atividades”, disse.

 

Os participantes deverão se comprometer à participação em atividades, palestras e cursos no segmento da piscicultura.

 

O engenheiro agrônomo Guilherme Cardoso, responsável pelo projeto, cita que a Secretaria realizará visitas às propriedades rurais dos inscritos, tendo em vista seleção correta dos locais.

 

“Agendaremos as visitas para avaliação das condições dos tanques de peixe e recursos hídricos do local destas propriedades. Esses pontos contarão para seleção, pois os investimentos precisam ser bem direcionados”, pontua.

 

A execução do projeto tem início previsto para fevereiro e encerramento para setembro de 2018. De acordo com o engenheiro agrônomo, o programa e o calendário de distribuição seguirão as recomendações técnicas da UFGD, Agraer e Semaf/PMD.

 

Os resultados dos piscicultores selecionados serão divulgados no Diário Oficial de Dourados, no período máximo de duas semanas, após o encerramento das inscrições.

 

Os piscicultores interessados deverão se inscrever na Secretaria Municipal de Agricultura Familiar, situada na rua José Luiz da Silva, 3.350, bairro Terra Roxa II. O horário de atendimento da Semaf é das 8h às 13h.

 

Mais informações podem ser obtidas em contato com a secretaria via telefone: 3411-7299.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).