Cresce 80% o numero de hortas assistidas pela prefeitura de Campo Grande
O número de hortas sociais que recebem apoio da Prefeitura de Campo Grande, por meio da Secretaria Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio (Sidagro), praticamente dobrou de um ano para cá. Esta iniciativa está dentro do subprograma Adubando Oportunidades, que cumpre quatro Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU, dentre eles o ODS 12, que tem como meta alcançar o manejo ambientalmente saudável de todos os resíduos para minimizar os impactos negativos sobre a saúde humana e o meio ambiente.
Se em setembro de 2023 haviam 42 hortas urbanas com fins sociais instaladas, hoje são 75, um aumento de 79%. As hortas recebem apoio da Sidagro com mudas, adubo e uso de maquinário agrícola.
Na mesma época, haviam 176 hortas instaladas, somando as sociais com as comerciais. Hoje, são 263, sendo 188 com fins lucrativos e 75 sociais. As hortas com fins lucrativos recebem apoio da Prefeitura para serem constituídas, com bandejas de mudas e adubos orgânicos, e depois seguem sendo assistidas com maquinários agrícolas para a abertura dos canteiros.
Já as hortas sociais têm apoio contínuo, tanto na cessão do maquinário agrícola, como na doação de adubos e mudas para o plantio. Em 2023, a Sidagro entregou 465 bandejas de mudas, o que totalizou 93.000 mudinhas e 13 toneladas de composto orgânico para beneficiar a produção das hortas sociais em Campo Grande. O composto orgânico é garantido através da parceria com o SESC Sabor & Arte.
0 Comentários