Com apoio da OCB/MS, Famasul e Agraer produção de hortifrútis deve crescer 5% em 2017
O governo Estadual, quer reduzir importações de hortifrútis em 2017, disse o presidente da Agraer (Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural), Enelvo Felini, durante solenidade de comemoração de 37 anos da agencia.
Para Enelvo, é uma obrigação diminuir a importação destes e de outros produtos que podem ser produzidos pela agricultura familiar no Estado, “Vamos incentivar os produtores e temos que diminuir 5% a importação dos hortifrútis, nós temos excelentes colaborados para dar suporte, e com isso fazer que a produção aumente”, disse o presidente.
Umas das formas para dar incentivo aos produtores, é a entrega de sementes e produtos para os pequenos agricultores, vamos aumentar a área de produção para 4 mil hectares aproximadamente, para que sejamos auto suficiente. “O percentual é pequeno, mais se não fizermos isso, continuaremos a importar estes produtos”, afirmou Enelvo.
Já o governador Reinaldo Azambuja, defendeu investimento no setor, e disse que o Estado vai priorizar, para que haja uma maior redução nas importações, segundo ele antes 100% dos hortifrútis eram importados, hoje semente 80%, e a previsão para 2017 é de apenas 75%, para se ter uma maior produção precisamos do empenho das prefeituras, que pode comprar estes produtos da agricultura familiar, mais para isso precisamos das entidades de apoio aos agricultores como Famasul, OCB/MS, “temos que priorizar a produção interna, as prefeituras tem o dever de comprar estes produtos, vamos atrás de algumas entidades, dar apoio para que isso aconteça”, disse o chefe do executivo.
0 Comentários