A Associação dos Produtores de Soja de Mato Grosso do Sul (Aprosoja/MS) divulgou, nesta terça-feira (21), circular técnica do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (Siga MS), informando que 24% da área plantada da safra de soja 2016/2017 foi colhida. A previsão é de que a colheita se estenda até meados do mês de abril.

 

De acordo com os dados divulgados, a região sul do Mato Grosso do Sul possui uma área de 27,8% coletada, seguida pela região norte, com 22,1% e a região central, com 14,3%. A assessoria de imprensa da Aprosoja informou que, devido as chuvas, a colheita não está em um ritmo mais acelerado. Os produtores estavam autorizados a realizar o plantio desde o final do vazio sanitário, que ocorreu em 15 de setembro, mas por uma questão estratégica, e por uma ameaça de um veranico, os agricultores começaram a plantar em épocas diferentes. Com isso, a colheita está sendo prejudicada pelo período de chuvas de fevereiro.

 

Em comparação a colheita realizada no ano passado, houve uma queda de 18% na retirada dos grãos. Isso se deve, de acordo com a Aprosoja, porque os produtores iniciaram o plantio mais cedo na safra de 2015/2016, enfrentando o período de chuvas no final da época de colheita.

 

Apesar da estratégia implantada na safra passada, houve uma perda de qualidade e de rentabilidade do grão por causa das chuvas, o que não deve acontecer na atual safra. A Aprosoja informou ainda que não há perdas consideráveis dos grãos até o momento e a colheita está sendo feita dentro do prazo.

 

Milho

 

Com a colheita da soja, produtores de várias regiões iniciaram a plantação da segunda safra do milho. O levantamento aponta que 17,7% da área destinada ao cultivo já está semeada.

 

Para informações da circular, acesse o link: http://www.sigaweb.org/ms/sistema/.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).