CNA lança programa de bonificação de carnes bovinas na Dinapec
A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Corte, desenvolveram um sistema que reúne todas as especificações desenvolvidas pelas associações de raças e bonifica o criador que possuir uma carne com qualidade diferenciada. A “Plataforma de Qualidade – Carne Bonificada” foi lançada na última quarta-feira (8) durante a abertura da 12ª Dinâmica Agropecuária (Dinapec), em Campo Grande.
O objetivo do programa é garantir melhor qualidade das carcaças bovinas e atender um mercado bem específico, o de carnes gourmet. Neste primeiro módulo estão disponíveis seis programas de bonificação: Angus, Hereford, Braford, Charolês, Wagyu e Nelore.
A intenção da CNA é reunir todas essas especificações e fazer a bonificação dos produtores que investiram em genética, no manejo adequado do seu rebanho e de pastagens e que possuem animais diferenciados.
Para poder participar do programa, o produtor realiza o cadastro na plataforma de carne bonificada para ter acesso aos programas de bonificação que estão disponíveis. Cada associação estabeleceu os critérios e os requisitos necessários para certificação dos animais e são elas também que fazem o credenciamento dos frigoríficos que estarão aptos a receber essa carne diferenciada.
A associação entra em contato com o frigorífico, estabelece os termos de cooperação e capacita um técnico que vai ficar disponível na planta frigorífica para realizar a certificação da carne. “Elas credenciam os frigoríficos e a CNA faz o cadastro dos estabelecimentos que a associação indicar. Para o frigorífico participar ele precisa entrar em contato com uma associação para que a ela autorize a participação do estabelecimento”, explicou o coordenador de Protocolo de Rastreabilidade da CNA, Paulo Vicente Costa.
Além dos seis programas estabelecidos, a CNA informa também que toda associação de raça que tiver a pretensão de estabelecer um programa de bonificação, a entidade está aberta a recebê-la.
De acordo com informações da CNA, o Brasil exporta carne para mais de 100 países e cada vez mais há regras que estão requisitando melhor qualidade da carne. Além disso, o mercado brasileiro está em expansão, garantindo que o produtor também venda o produto para o mercado interno. “A ideia é fazer com que a carne, que o Brasil já faz com eficiência, seja ofertada não só no mercado interno como no mercado externo com uma carne diferenciada. O Mato Grosso do Sul possui uma pecuária moderna e a CNA visa garantir que o produtor receba um preço diferenciado, mas que também oferte um produto diferenciado”, destacou o presidente da CNA, João Martins.
Atualmente, o Brasil possui um mercado interno muito aquecido na questão das carnes gourmet, se tornando um importador de dessa variedade. “Então temos espaços para ocupar dentro do próprio mercado nacional que a gente ainda não consegue ocupar”, ressaltou Costa.
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