Capital: Alunos da Reme realizam colheita de mais uma horta comunitário do projeto Fac
“Iniciamos esse projeto em março, com o objetivo de transformar 20 escolas da Reme em modelo de desenvolvimento sustentável, onde promovemos um laboratório vivo de práticas didáticas, com conteúdo e conceitos sobre meio ambiente, sustentabilidade e alimentação saudável, por meio das hortas comunitárias. E esse momento de colheita é muito importante, pois encerra a fase vegetativa da planta até o destino final, que é a residência do consumidor, que no caso, é a própria casa dos alunos”, explica Adir Diniz, coordenadora do FAC (Fundo de Apoio à Comunidade).
O Projeto Educação Sustentável consiste na implantação de uma horta agroecológica na escola, a fim de garantir um desempenho significativo na luta contra a insegurança alimentar e mudanças climáticas. A meta é alcançar 20 hortas da rede municipal até o final do ano. Todo insumo necessário desde o início do plantio até o estágio final foi doado pela prefeitura. Para o diretor da escola, Ronaldo Francisco Pajeu, o projeto trabalha com a interdisciplinaridade dentro da comunidade escolar.
“Durante todo o processo de cultivo da horta, os alunos saem da teoria e vão para a prática dentro da própria escola e voltado a um trabalho interdisciplinar, com várias disciplinas em torno do projeto que é vinculado ao nosso laboratório de ciências, onde estão todas as modalidades como biologia, geografia, matemática e até mesmo a educação física, onde eles aprender sobre alimentação saudável”, aponta o diretor.
0 Comentários