A celebração do Dia das Crianças, que acontece na próxima quinta-feira (12), é uma das grandes datas para o comércio. A movimentação financeira nesta data é elevada e os lucros acabam sendo maiores. Para que os consumidores não sejam lesados com um aumento abusivo de preços, a Superintendência para Orientação e Defesa do Consumidor (Procon-MS), realizou, entre os dias 25 a 29 de setembro, um levantamento em 10 lojas de brinquedos da capital sul-mato-grossense. A divulgação dos dados na manhã desta quarta-feira (4) apontam uma variação de até 230% no preço dos produtos pesquisados.

 

A pesquisa inclui 101 itens como bicicletas, bonecas e bonecos de personagens infantis, jogos, carrinhos e pistas. O levantamento completo pode ser consultado no site do Procon-MS.

 

De acordo com o órgão de fiscalização, o objetivo da pesquisa é oferecer aos consumidores referências de preços dos estabelecimentos comerciais de Campo Grande, apresentando também o número de itens coletados por loja e uma análise dos locais com maior número de produtos de maior e de menor preço. Os fornecedores informam que os preços que constam na pesquisa são válidos até a data anunciada no panfleto ou enquanto durarem os estoques.

 

O superintende do Procon-MS, Marcelo Salomão, acrescenta que é necessário tomar alguns cuidados para que a aquisição dos produtos não ocasione problemas para as crianças. entre os itens que o consumidor precisa ficar atendo está o selo do Inmetro, que atesta se foi fabricado de acordo com as normas técnicas, comprovar se o item corresponde ao que é apresentado nos anúncios publicitários e nas ofertas, tanto em relação ao preço quanto ao modelo do produto, e observar se o brinquedo terá custos adicionais, com a aquisição de pilhas, por exemplo. Todas as informações, inclusive o manual de instruções, devem estar em português.

 

O Procon orienta ainda que os consumidores devem exigir a nota ou cupom fiscal e testar o produto. De acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC), caso o produto apresente defeito, o fornecedor tem 30 dias a partir do dia da reclamação para resolver o problema. Passado esse prazo, o consumidor tem direito à restituição do valor pago, corrigido monetariamente, abatimento proporcional no preço ou substituição do produto por outro da mesma espécie e em perfeitas condições de uso.

 

Para registrar uma reclamação, o consumidor precisa se dirigir pessoalmente ao Procon com documento de identificação pessoal com foto, original e cópia, e documentos que comprovem a relação de consumo como notas fiscais, faturas, boletos etc. O atendimento é realizado de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, na rua 13 de Junho, 930, no Centro da Capital. O telefone de contato é o (67) 3316-9800. O Procon conta ainda com o número 151, por meio do qual os consumidores podem esclarecer dúvidas que envolvam relações de consumo.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).