O Brasil, desde o início de 2023, conquistou 44 novos mercados para os produtos agropecuários até setembro deste ano. Com uma pauta diversificada das exportações, o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) intermediou negociações nas Américas (Argentina, Canadá, México, República Dominicana, Uruguai, Equador, Chile e Panamá), totalizando 19 mercados.

Na região asiática (Rússia, Indonésia, Singapura, China, Índia e Malásia) foram conquistados 11 mercados. No continente africano (Egito, Argélia, Angola e África do Sul) as tratativas contabilizaram sete produtos.

Já na Oceania (Polinésia Francesa, Nova Caledônia e Vanuatu) foram cinco mercados. No Oriente Médio (Israel e Arábia Saudita), temos dois mercados.

De acordo com a análise da Secretaria de Comércio e Relações Internacionais (SCRI/Mapa), entre os principais mercados alcançados destacam-se a comercialização para as carnes bovina e suína brasileiras para o México e a República Dominicana.

As exportações brasileiras do agronegócio subiram 6,6% em agosto deste ano, no comparativo ao mesmo mês do ano passado, atingindo US$ 15,63 bilhões. O valor correspondeu a 50,4% do total exportado pelo Brasil, segundo a SCRI.

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