Os incêndios no Pantanal e chegaram à rodovia Transpantaneira, a principal via de acesso ao bioma em Mato Grosso. O fogo já consumiu um milhão de hectares do Pantanal em 2023, o triplo do registrado em 2022 inteiro.

A chegada do fogo à Transpantaneira é uma preocupação de quem tem fazendas e de quem vive do turismo na região.

Acidente ocorrido ontem por conta de uma falha no sistema da aeronave e a falta de visibilidade devido a fumaça das queimadas no Pantanal pode ter sido o motivo da queda de um monomotor, que deixou quatro pessoas feridas, próximo ao rio Taquari, em uma fazenda no município de Corumbá, região pantaneira de Mato Grosso do Sul.

Os agentes estão fazendo aceiros, que são faixas de limpeza da vegetação, para tentar impedir o avanço do fogo. Ao todo 256 pessoas trabalham no combate ao incêndio, mesmo durante a noite, porque a temperatura de mais de 40°C e os ventos fortes fazem as chamas avançar.

O Pantanal está registrando recorde de focos de incêndio em novembro. Em apenas 15 dias são 3 mil focos, 30% a mais do que o recorde anterior para o mês inteiro.



O governo de Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência em cinco municípios devido aos incêndios florestais, sendo eles: Corumbá, Ladário, Miranda, Aquidauana e Porto Murtinho. A medida foi publicada em edição extra do Diário Oficial do Estado (DOE) na noite desta terça-feira (14) e vale por 90 dias.

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).