Aquidauana fortalece ações com implantação de Comitê Interinstitucional de Segurança
No último mês de julho, Aquidauana despontou no ranking estadual de um levantamento feito pela Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP-MS), como a cidade mais segura de Mato Grosso do Sul. Conforme dados estatísticos da pesquisa, comparando janeiro de 2020 a fevereiro de 2021, Aquidauana teve uma diminuição de mais de 100% nos furtos e roubos e, ainda, caíram em 35% os homicídios e feminicídios.
A agilidade, assertividade e comprometimento no trabalho das guarnições da Polícia Civil e Polícia Militar são os fatores essenciais que elevam o status de Aquidauana como cidade segura para se viver, morar e investir.
Para debater e analisar as próximas ações de segurança a serem implantadas em Aquidauana, com a parceria da Prefeitura Municipal, na última sexta-feira, 30, foi realizada uma reunião na sede da Delegacia Regional de Policia Civil em Aquidauana, com os membros do Comitê Interinstitucional de Segurança Pública de Aquidauana e Anastácio.
Participaram do encontro o prefeito Odilon Ribeiro, os secretários municipais Ernandes Peixoto (Finanças) e Ronaldo Ângelo (Planejamento), o diretor municipal de trânsito - Flavio Gomes, o comandante do 7º Batalhão da Polícia Militar (BPM), tenente coronel Daniel Elias dos Santos, o comandante do 1º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Aquidauana, capitão Victor Shiroma e a delegada regional de Policia Civil, Silvia Elaine Girardi.
O comitê foi criado no mês de abril deste ano e tem por objetivo aconselhar e colaborar com a segurança pública em Aquidauana e Anastácio, contribuindo no equacionamento e solução de problemas, inclusive, oferecendo subsídios materiais como forma de promover uma maior eficiência na defesa da ordem e segurança da comunidade local.
Como parte das ações do comitê em parceria com a Prefeitura de Aquidauana está implantando o Projeto “Aquidauana mais Segura”, que consiste na instalação inicialmente de 30 câmeras de vídeo e 02 centrais de videomonitoramento 24 horas, sendo uma na Delegacia Regional da Polícia Civil e outra no 7º Batalhão da Polícia Militar.
O Sistema Municipal de Monitoramento em Aquidauana terá também a implementação de 02 importantes aplicativos: um é o de reconhecimento facial e o outro é do programa “Alerta”, para identificação de veículos furtados e roubados.
“É um investimento alto que a prefeitura está fazendo, montando as centrais e instalando as câmeras. Mas, a segurança da nossa população não tem preço, é uma iniciativa do Poder Público Municipal e das forças de segurança para que nossa cidade seja mais segura, as famílias possam passear e andar pela cidade sabendo que as polícias estão de olho, 24 horas. Esse investimento vai ajudar a esclarecer crimes, acidentes, ocorrências, vai facilitar e agilizar a ação dos bombeiros e policiais no atendimento das ocorrências”, completou o prefeito Odilon Ribeiro.
As ações de segurança e da ordem da comunidade local acontecerão em parceria com a Prefeitura de Aquidauana, Policia Militar, Policia Civil, Corpo de Bombeiros e o Ministério Público. Em Aquidauana, além das ações de segurança de modo geral, o comitê também atuará nas orientações do trânsito do município. Com isso, Aquidauana investe em ações que darão ampla segurança a sua população e para seus visitantes.
0 Comentários