Na tarde desta terça-feira (13), às 15h30min aconteceu na SEMAGRO (Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) o lançamento da TECNOFAN 2018 (Tecnologias e Conhecimento para Agricultura Familiar), que será realizado em Dourados/MS do dia 17 a 19 de abril, das 7h30min às 16h30min.

 

O evento contou com o Governador de Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja que falou sobre a tecnologia que já havia chegado ao grande e médio produtor, e que agora chegou ao pequeno produtor, e a TECNOFAM é voltada ao pequeno produtor. “A agricultura familiar coloca na mesa do brasileiro 70% do que consumimos na cesta básica, o feijão, o arroz, a farinha de mandioca, o café entre outros” afirma o Governador.

 

Azambuja ainda pontuou que já foram entregues 2 mil equipamentos tecnológicos para a agricultura familiar, e este ano serão mais 1.500 para fortalecer com tecnologia o pequeno produtor para que ele possa produzir mais.

 

Guilherme Asmuss, chefe geral da Embrapa Agropecuária Oeste, falou que um dos principais produtos de tecnologia a ser apresentada durante a Tecnofam é o feijão carioca super precoce. O alimento precisa de apenas de um prazo de 64 dias para ser colhido.

 

De acordo com o secretário da Semagro, dos 70 mil produtores da agricultura familiar, 25 mil têm pendências que impossibilitam o acesso a linhas de crédito para uso de tecnologia. Jaime Elias Verruck, ainda relatou que MS está colhendo a maior safra de soja graças a tecnologia, e que está lutando pela reativação da Ferroeste, que liga Três Lagoas a Corumbá que é caminho importante para o escoamento de produção.

 

 

Autor: Marcos Tenório

0 Comentários

Deixar um comentário

Não se preocupe! Seu email não sera publicado. Campos obrigatórios estão marcados com (*).