Agraer distribui mudas para expansão da fruticultura em Fátima do Sul
A Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer) realizou, na última semana, a entrega e 20 mil mudas de abacaxi, das espécies pérola e havaí, para 28 pequenos agricultores do município de Fátima do Sul com o objetivo de estimular a plantação e a diversificação dos produtos da agricultura familiar no município. Além disso, o órgão público está promovendo pequenas produções, como o desenvolvimento da cultura do urucum, a criação de peixes e o manejo do rebanho leiteiro. Para levar mais confiabilidade e melhor estrutura, a agência também tem incentivado a certificação para comercialização local em mercados e outros estabelecimentos, o Serviço de Inspeção Municipal (SIM) e a implantação de agroindústria.
A entrega das mudas da fruta foi feita com base em um levantamento feito pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural (CMDR) que identificou a falta de incentivo a fruticultura. “Na recente visita do diretor-presidente da Agraer, Enelvo Felini, ao escritório da Agência em Fátima do Sul, houve uma reunião e, de imediato, a direção se comprometeu em autorizar a doação das 20 mil mudas de abacaxi para os produtores. Uma ação que irá contribuir com a fruticultura na cidade e, futuramente, servirá para abastecer a Ceasa de Dourado assim for construída”, afirmou o coordenador da Agraer de Fátima do Sul, Márcio Bonette.
A participação da agência na implantação de ações que contribuem com o fortalecimento do pequeno agricultor também resulta em economia para cada família. “É uma ajuda valiosa para os produtores, municípios e todo mundo envolvido. Uma muda não sairia por menos de 70 ou 80 centavos e faz a diferença no orçamento. Eu, por exemplo, peguei 300 mudas. É só fazer a conta que eu teria de desembolsar uns R$ 240,00”, calcula João Galindo, proprietário do sítio São Miguel.
0 Comentários