Ações de divulgação e eventos gratuitos para a população combatem queda das visitações em Bonito
Para reverter a acentuada queda das visitações nos atrativos turísticos de Bonito, um dos destinos mais procurados do Brasil na área do ecoturismo, o secretário Municipal de Turismo, Indústria e Comércio, Augusto Barbosa Mariano, destaca que a administração municipal e o Conselho Municipal de Turismo tem feito reuniões para identificar os problemas e discutindo soluções que visam trazer mais visitantes. De acordo com ele, o período de baixa temporada, está no final e o segundo semestre estará cheio de atrações que contribuirão com a retomada do crescimento. Outro fator que tem contribuído com a diminuição das visitações é o período de crise política e econômica pela qual o país está passando.
Dados levantados pelo Observatório do Turismo apontam que de janeiro a maio deste ano o município recebeu 82.648 turistas contra 92.418 pessoas no mesmo período do ano passado.
Nestes cinco meses, o balneário municipal com seu aquário natural foi o destino preferido dos turistas, entretanto a queda no número de visitantes entre os meses de abril e maio deste ano chamou a atenção, passando de 11.772 para 3.117. Um dos destinos mais procurados, a Gruta do Lago Azul também teve queda de visitações, passando de 13.8982, em janeiro, para 6.092, em maio, representando taxas de ocupação de 92% e 44%.
Para reverter esse quadro, Mariano destaca que o trabalho não pode parar, principalmente porque não havia recursos em caixa para aplicar em divulgações no primeiro semestre. “Infelizmente nós recebemos um município onde não houve transição entre a administração passada e essa. Recebi a Secretaria de Turismo, por exemplo, com apenas R$ 29 mil em caixa. Então nós estamos fazendo caixa para poder fazer ações de divulgação e promoção”.
Entre as ações que estão sendo realizadas, o secretário destaca que os eventos realizados por entidades reúnem um grande número de visitantes no município e garante a movimentação do setor de comércio. Ele destaca o Seminário Nacional de Vereadores, promovido pela Câmara de Vereadores de Mato Grosso do Sul, onde o município é parceiro, realizado no final do mês de junho, em um período de baixa temporada, como um exemplo. Cerca de 400 visitantes estiveram no município para esse evento.
O segundo semestre deve ser de intensas atividades para a cidade já que a partir do dia 10 de julho há o início da alta temporada. Mariano citou alguns eventos que serão realizados no município, como o Festival de Inverno (FIB) nos dias 27 a 30 de julho, uma apresentação da Esquadrilha da Fumaça no dia 1 de agosto, A Feira Literária Internacional (FLIB) nos dias 14 a 17 de agosto, a chegada do Rally dos Sertões no dia 26 de agosto e no final de semana do dia 14 de setembro, haverá o encontro do moto clube Balaios, que vai comemorar o aniversário do grupo no município. Mariano ressalta que a o Governo do Estado tem sido parceiro na divulgação desses eventos, colocando recursos, fazendo a promoção e a divulgação.
“A queda não era prevista, mas estávamos identificando, desde agosto do ano passado uma queda na ocupação da rede hoteleira e isso vem gradativamente reduzindo. Hoje destinos competitivos, acessíveis e que são objeto de desejo de consumo dos brasileiros e estrangeiros no Brasil tem muitos só que nós somos um destino consagrado, referência de administração turística ambiental no Brasil e no mundo, mas não podemos deixar de trabalhar. Quando eu assumi a Secretaria de Turismo em 2006, em 2007 e 2008 vínhamos caindo, era negativo. Isso não me assusta. Em 2009 crescemos quase 60%, foi o ápice do crescimento. Temos duas opções ou choramos ou vendemos lenço”, disse o secretário.
0 Comentários