Sebrae MS apresenta durante Expogrande o espaço "Compre do Pequeno"
Para apoiar pequenos negócios a alavancar vendas e acessar novos mercados, o Sebrae/MS leva para a Expogrande 2025 o espaço “Compre do Pequeno” que reúne 18 expositores por dia e apresenta ao público produtos locais de segmentos como agroindústria e economia criativa. Com o início da maior feira agropecuária de Mato Grosso do Sul, o espaço também começou a funcionar e segue aberto para receber os visitantes durante os 11 dias do evento, até 13 de Abril.
Realizada no Parque de Exposições Laucídio Coelho, em Campo Grande, a Expogrande deve atrair mais de 120 mil visitantes nesta edição. Além de impulsionar a visibilidade dos pequenos negócios, a iniciativa movimenta significativamente a economia do Estado, com previsão de gerar entre R$ 580 milhões e R$ 600 milhões em negócios, impulsionados por leilões e transações do setor agropecuário.
Durante a abertura do evento, o governador, Eduardo Riedel, destacou que a relevância da iniciativa vai além da movimentação econômica. “Não se trata apenas de números, mas de sentimento, de orgulho e estímulo. A Expogrande reflete tudo o que está acontecendo no nosso estado, mostrando nossa força e potencial. Aqui, temos suínos, culturas agrícolas, florestas, laranja, amendoim. Toda a diversidade e inovação do agro sul-mato-grossense estão representadas. A Expogrande é a vitrine do que produzimos de forma integrada e sustentável”, destacou.
Segundo o conselheiro do Sebrae/MS e secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação (Semadesc), Jaime Verruck é de grande relevância a integração da cadeia produtiva proporcionada pelo evento. “A feira representa toda a pujança e tecnologia do agro sul-mato-grossense, mostrando a ambiência favorável de negócios que temos no Estado, com a perfeita integração entre produção agrícola, agroindustrialização e comunidade. O evento demonstra claramente o peso do agronegócio na economia estadual e a sinergia entre as instituições do setor”, analisou Verruck.
O diretor-superintendente do Sebrae/MS, Claudio Mendonça, destacou a Expogrande como um espaço estratégico para conectar empreendedores e levar inovação ao setor rural. Ele ressaltou a importância do acesso ao conhecimento e o papel do Sebrae em apoiar negócios seja no meio rural ou urbano.
“Nos últimos cinco anos, já atendemos cerca de 7 mil produtores, levando tecnologia para as cadeias do leite e da carne, facilitando o acesso a mercados e certificações. Nosso compromisso é garantir que o pequeno empreendedor, seja na cidade ou no campo, participe ativamente do desenvolvimento que Mato Grosso do Sul vive hoje. Nesta edição da Expogrande, trazemos empresários dos setores de agroindústria e economia criativa, proporcionando a eles novas oportunidades de mercado e a chance de ampliar sua renda”, expôs Mendonça.
A abertura do evento também contou com a presença do conselheiro do Sebrae/MS e presidente da Famasul, Marcelo Bertoni, além de demais autoridades e lideranças políticas e do agronegócio.
Oportunidades para o pequeno empreendedor - Com proposta de apoiar as empresas no acesso a novos mercados, o espaço Compre do Pequeno, levado pelo Sebrae/MS à Expogrande reúne 18 expositores por dia, atendidos pela instituição. Empresários de diferentes municípios do Estado tiveram a oportunidade de expor produtos ao público como Guilhermina Batista, que é de Corumbá.
A artesã participou da feira como representante da Associação Amor Peixe. Ela produz peças com a utilização de couro de peixe – uma técnica artesanal que leva a sustentabilidade como um dos principais pilares Segundo Guilhermina, ela trabalha com a instituição há nove anos, mas foi a partir de 2022, que o grupo passou a participar mais ativamente de feiras e eventos. “Participar da Expogrande é uma alegria, além de vender os produtos, pessoas de vários lugares podem conhecer o nosso artesanato e podemos trocar conhecimentos com outros expositores”, explicou.
JÁ para André Pereira Machado, proprietário da Delatto Gelato Artesanal, estar presente em eventos como a Expogrande 2025, em um espaço oferecido pelo Sebrae, vai muito além das vendas. Segundo ele, embora a comercialização dos produtos seja importante, o foco principal está na construção de conexões e o fortalecimento da marca. “Participar dos eventos que o Sebrae organiza sempre gera network. A gente pensa muito no futuro, nas parcerias, descobre novos horizontes, novas tendências de mercado, então abre um leque de possibilidades”, comentou André.
Outra expositora presente no espaço Compre do Pequeno é a artesã Maria Emília da Silva França, proprietária do Ateliê Anjos. Ela produz amigorumis inspirados na cultura regional e reforçou a importância de estar presente em feiras e eventos para ampliar a visibilidade do negócio. “Desde 2020, quando registrei meu ateliê, o Sebrae me orienta em tudo. Antes eu não tinha peças suficientes para expor, mas hoje participo de feiras como a Expogrande com minhas criações únicas. No Delas Day, vendi toda minha produção e recebi até reconhecimento público. Agora, como mulher empreendedora, me sinto protagonista: o Sebrae está dando visibilidade ao nosso trabalho, que antes ficava escondido em casa”, comemorou.
Flori Da Silva Modelski é apicultor e produz o Mel do Tchê. No espaço Compre do Pequeno, ele pontuou que, além de apoiar os negócios nas vendas, com a participação em feiras, o Sebrae também tem ajudado em aspectos essenciais para a melhoria do processo. “Em um ano, o Sebrae nos ajudou a regularizar o selo sanitário, profissionalizar a produção e abrir portas que nem imaginávamos. Antes vendíamos de forma artesanal; hoje participamos de todos os eventos do Sebrae, pois caminha lado a lado com a gente, nos ensinando e impulsionando nosso mel”, concluiu.
Mais informações sobre as ações realizadas pelo Sebrae/MS e parceiros podem ser obtidas pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site ms.sebrae.com.br.
0 Comentários