Para uma melhor fiscalização Iagro recebe 40 caminhonetes do governo Estadual
Dentro do plano de trabalho de tornar Mato Grosso do Sul livre da febre aftosa sem vacinação, o Governo do Estado entregou à Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal), nesta segunda-feira (27), 40 caminhonetes que vão reforçar ações de inspeção e fiscalização em 33 municípios. Os veículos, da marca Mitsubishi, modelo L200, foram comprados com recursos próprios, que totalizam R$ 7,5 milhões.
“Hoje, seis estados a nível Brasil têm esse status de área livre de febre aftosa sem vacinação. Na sequência, em 2022, nós queremos colocar Mato Grosso do Sul nesse status também, o que valoriza os produtos. Isso porque somos um estado produtor e exportador, com baixo consumo. Então, precisamos da credibilidade do mercado nos nossos produtos”, explicou o governador Reinaldo Azambuja.
Segundo o secretário Jaime Verruck, da Semagro (Secretaria de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar) a retirada da vacinação é o principal foco de trabalho do Estado na área animal. Além de estruturar a Iagro, o Governo trabalhou na criação de dois fundos indenizatórios, um público e outro privado, para atender situações emergenciais em casos de aftosa.
“Mato Grosso do Sul está se preparando para atingir esse patamar, e está muito próximo para que a gente possa avançar e ter status de Estado livre de febre aftosa sem vacinação. No próximo ano, estaremos prontos para a retirada da vacina com segurança, qualidade e tranquilidade de que não vamos ter nenhum surto de febre aftosa em Mato Grosso do Sul”, defendeu Jaime Verruck. Assessoria
0 Comentários